Inauguração do Laboratório de Ciências Homenageia Prof. Dr. Lin Chau Jen

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 15h09 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 15h09 | Acessos: 48

Cerimônia reuniu a comunidade acadêmica em tributo inspirador

No dia 5 de julho de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Salto celebrou uma ocasião especial: a inauguração do Laboratório de Ciências “Prof. Dr. Lin Chau Jen”, acompanhada de uma homenagem póstuma ao estimado professor.

A abertura do evento foi marcada por emocionantes discursos em homenagem ao professor, incluindo os da Profa. Dra. Bruna Lammoglia, coordenadora do curso de Matemática, e do Prof. Dr. Fábio Lumertz Garcia, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, que destacaram a imensa contribuição do Prof. Dr. Lin Chau Jen para os cursos do campus Salto.

Na sequência, o aluno Aluísio José Galvão dos Santos, do curso de Matemática, juntamente com o Prof. Dr. Érico Pessoa Felix e o Prof. Me. Nilson Roberto Inocente Junior, realizaram a entrega de uma placa de homenagem, confeccionada no nosso Espaço Maker, par a Sra. Maria Helena Cavallaro, esposa do homenageado. Além disso, o Prof. Esp. Marcelo Baraldi e o aluno Roberto Henrique da Costa presentearam a família com peças de xadrez, também feitas na oficina de Mecânica e no Espaço Maker, simbolizando um dos grandes talentos do Professor Lin como jogador e mestre. O evento também contou com a presença do aluno egresso, Matheus Kendi Ohara, Mestre Nacional de Xadrez, que expressou sua gratidão ao professor que tanto o inspirou. Em um momento particularmente tocante, Lucas Cavallaro Lin, filho do Prof. Lin, declamou um poema em homenagem ao pai, comovendo todos os presentes.

lin01

Após o descerramento da placa inaugural do laboratório, a comunidade se dirigiu à inauguração do novo Jardim e Meliponário do campus, espaço criado pela Comissão de Sustentabilidade do Campus Salto e que também leva o nome do professor. A Profª. Dra. Cibele Lima de Albuquerque Galvani e o Sr. José Fernandes da Silva, parceiro da comissão e gestor do Espaço Agroecológico Sol de Icaraí, guiaram o público pelo espaço, onde foram plantadas espécies nativas e instaladas colônias de abelhas Jataí, concretizando um sonho do professor Lin. Em um gesto simbólico, parte das cinzas do professor foi espalhada no jardim.
Agradecemos aos membros da Comissão de Sustentabilidade, representada pela Profa. Dra. Almerinda Antônia Barbosa Fadini, à Profa. Me. Tatiana Bussaglia de Moraes pela confecção da placa do jardim, à nossa estudante de Ciência da Computação, Eduarda Ferreira Costa, pela confecção do vídeo de homenagem e à Profº. Dra. Alessandra Vasconcelos Nunes pelo auxílio na preparação do jardim. Agradecemos também a todos os servidores, alunos e membros da comunidade que dedicaram seu tempo e esforço para honrar a memória do Prof. Dr. Lin Chau Jen.

Além de membros da comunidade do campus Salto. a cerimônia contou com a presença dos familiares do Prof. Lin, incluindo Daniel Cavallaro Lin, Patrícia Tiemi Hashimoto, Lin Chau Jong, Lin Chau Ming, Margarete Lin e Leonardo Silva Lin. Este tributo emocionante ressaltou a profunda influência do Prof. Dr. Lin Chau Jen na comunidade do IFSP Salto, deixando uma marca indelével na memória de todos os presentes.

lin02