AGENDAMENTO DE TCC DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMAS TRANSVERSAIS

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 07h57 | Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 07h33 | Acessos: 450

Agendamento de Defesa de TCC

Título do trabalho: "Resolução de Problemas e propostas de atividades para a educação infantil"
Nome do Aluno: Patrícia Bertani Sbrissa de Arruda
Nome do Orientador: Bruna Lammoglia
Membros da banca: Eliane Aparecida Bacocina e Maurício Bronzatto
Membro suplente da banca: Marisol Gosse Bergamo
Data e horário da defesa: 13/10/2020, às 19h

Resumo: Este trabalho teve por objetivo propor situações problemas do cotidiano, imaginárias, divertidas e desafiadoras para as crianças da educação infantil de 3 a 4 anos, onde elas possam refletir e resolver a situação. Além disso, este trabalho apresenta alguns métodos existentes para trabalhar com a Resolução de Problemas, visto que esta já é utilizada pela criança mesmo antes de frequentar a escola. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para realizarmos estudos e levantamento teórico sobre esse assunto, podendo assim embasar análises referente ao trabalho de Resolução de Problemas na Educação Infantil. É importante, também, ponderar que utilizar a ludicidade no ensino-aprendizagem, considerar a realidade e fatos do cotidiano são aspectos positivamente influenciáveis nessa etapa de construção do conhecimento. Com isso, o conhecimento e o empenho dos educadores em produzir uma prática diferenciada, traçando caminhos que se adaptem à condição de cada aluno também fazem parte do processo de aprendizagem, entendendo que construir uma relação entre o professor e o aluno facilita na identificação de possíveis dificuldades ou nos interesses dos educandos. Destacamos que de acordo com a maneira como for conduzido o trabalho em sala de aula com a Resolução de Problemas, ele pode se tornar uma característica fundamental e complementar para as próximas etapas do conhecimento. Como resultado, trazemos uma sequência de atividades para que os professores possam utilizá-las como estão apresentadas ou adaptando a sua realidade de trabalho e à faixa etária de seus alunos. Para proporcionar uma aprendizagem mais envolvente, integramos a literatura infantil ao ensino da matemática, pois esta desperta na criança a atenção, o interesse, a curiosidade e a imaginação, proporcionando uma aprendizagem mais envolvente, e assim como as atividades sugeridas, a literatura pode variar de acordo com o interesse e preferência do educador e educandos.

Agendamento - Patrícia Bertani Sbrissa de Arruda.pdf

Para assistir a defesa do trabalho, solicite o link para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.