Agendamento de Defesa de TCC: Kelly Cristina Dias
Curso: Especialização em Cultura, Educação e Tecnologias
Nome do (a) estudante: Kelly Cristina Dias
Título do TCC: A validação das produções de mulheres negras como letramento racial no cenário brasileiro: Uma análise baseada na obra de Carolina Maria de Jesus
Breve resumo: A validação das produções de mulheres negras como letramento racial no cenário brasileiro, foi realizado com o objetivo de fomentar, dar visibilidade e validar o processo de produção acadêmica e literária de notórias escritoras negras brasileiras como forma de letramento racial, enfatizando a obra de Carolina Maria de Jesus. A partir de suas próprias produções e falas, foi possível identificar, por meio de revisões bibliográficas, a similaridade com o conceito de letramento racial, seus fundamentos e sua finalidade no processo de pertencimento de pessoas negras, especialmente das mulheres negras. O feminismo negro também é abordado neste estudo como um pilar importante e indispensável para as mulheres negras do país. Muitas das autoras citadas no trabalho se identificam como feministas negras. Conclui-se, portanto, que o feminismo negro oferece uma série de contribuições ao letramento racial, promovendo a transformação da visão naturalizada das questões raciais em nosso país, bem como sua desnaturalização por meio da crítica e da facilitação da autonomia daqueles que se letram. Neste estudo, foi realizada uma análise engajada da obra de Carolina Maria de Jesus, intitulada "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", com o objetivo de incentivar a reflexão crítica do leitor quanto à existência e à resistência de diversas mulheres negras no mesmo contexto de vida e aprender sobre letramento racial. Portanto, consideramos que Carolina ensinou sobre letramento racial em sua escrevivência, narrando as dificuldades de catar papelão na rua na cidade de São Paulo, ao contar sobre a ausência de um trabalho digno, ao mostrar a obrigação de cuidar dos filhos e de todos os afazeres domésticos sozinha. E ainda, aprendemos sobre o letramento racial quando Carolina cita a fome, ela apela a fé, na tentativa de matar sua fome. Quarto de despejo é uma obra que ensina sobre letramento racial e promove uma educação antirracista.
Data e horário da defesa: 29/04/2025, das 19h30 às 21h00, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-IFSP Campus Salto.
Redes Sociais