Página inicial > Destaques > Projeto Bem-te-Vi: Campus Salto participa da entrega de mais 1.500 aparelhos de “TV BOX” descaracterizados.

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 12h39 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 15h33 | Acessos: 429

Os aparelhos foram destinados à diversos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No último dia 4 de dezembro de 2023, o Campus Salto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) marcou presença em uma cerimônia realizada na sede da Delegacia da Receita Federal em Sorocaba. O evento marcou a entrega de 1.500 novos aparelhos de TV Box descaracterizados, destinados a municípios da região do Vale do Paraíba, com foco especial em áreas de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A realização desse projeto foi possível graças à colaboração efetiva entre os campi do IFSP em Boituva, Itapetininga e Sorocaba, contando ainda com a participação ativa da Unesp, Fatec e UFScar.

A ação está inserida no âmbito do projeto "Bem-Te-Vi", integrado à proposta Receita Cidadã, consolidando uma parceria estratégica com o Campus Salto através do Projeto de Extensão de Descaracterização de TV-Box, um componente essencial da Curricularização da Extensão do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Técnico em Informática desempenharam um papel fundamental ao realizar a remoção de softwares maliciosos presentes nas TV Box. Em seguida, procederam à instalação do sistema operacional Linux, aliado a outros softwares de código aberto, transformando efetivamente esses dispositivos em computadores de baixo custo, prontos para utilização.

No total, 500 TV Box foram descaracterizadas pelos nossos estudantes. Esses dispositivos foram posteriormente doados aos municípios de Alambari, Barra do Chapéu, Bom Sucesso do Itararé, Cesário Lange, Coronel Macedo, Itaóca, Nova Campinas, Riversul e Taquarivaí. Essa ação conjunta visa contribuir para a inclusão digital e o acesso à tecnologia em áreas com maiores desafios socioeconômicos, reforçando o compromisso do IFSP e seus parceiros com a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas.

2023 IFSP Campus Salto TV BOX 2

Saiba Mais em:
Projeto de Descaracterização de TV-Box é apresentado em Congressos de Extensão
IFSP- Câmpus Salto promove oficina para descaracterização de aparelhos de “TV BOX”
Solenidade de entrega de TVBOXES descaracterizados – parceria entre IFSP e Receita Federal