Licenciatura em Matemática
Informações do curso de Licenciatura em Matemática
Objetivo
O curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Câmpus Salto tem o objetivo de formar um professor crítico, reflexivo, autônomo e apto para desenvolver seu trabalho no contexto sócio-histórico contemporâneo ao atuar na Educação Básica (ensino fundamental – anos finais e ensino médio), incluindo-se as modalidades educação profissional, educação de jovens e adultos e educação a distância, bem como conhecer a gestão da educação e a organização das instituições de ensino.
Identificação do Curso
- Abertura: 1º semestre de 2019
- Tempo de conclusão: 4 anos (8 semestres)
- Número de vagas: 40 (anuais)
- Período: Noturno
- Modalidade: Presencial
- Forma de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SISU)
Observação. Poderão ocorrer processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado no site. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, ou por outra forma definida pelo IFSP, conforme Organização Didática vigente.
Informações adicionais
Coordenadora do curso: Bruna Lammoglia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Portaria de Reconhecimento do curso Licenciatura em Matemática Salto
Coordenação de Curso
Coordenação de curso: Bruna Lammoglia
Horário: Das 14h às 17h diariamente e das 19 às 21h, exceto às terças.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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Plano de Gestão Coordenação de Curso 2023 e Relatório 2022
Plano de Gestão do coordenador de Curso 2022
Estágio
APROVEITAMENTO DE ATIVIDADES COMO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SALTO
Colegiado
Membros
PORTARIA SLT IFSP Nº 0096, DE 6 DE SETEMBRO DE 2022
Designa os membros do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Salto
Atas
2021
Ata Colegiado 2/2021 - 31/03/2021
Ata Reunião 28/04/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/269222/
Ata Reunião 21/07/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/221117/
Ata Reunião 15/09/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/232692/
Ata Reunião 29/10/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/247817/
Ata Reunião 17/11/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/261812/
Ata Reunião 23/11/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/261827/
Ata Reunião 02/12/2021:
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/269037/
2022
Reunião 30/03/2022
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/322155/
Reunião 20/05/2022
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/349687/
Reunião 05/07/2022
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/377255/
Reunião 14/09/2022
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/417651/
Reunião 03/10/2022
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/429368/
Reunião 20/12/2022
https://suap.ifsp.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/470846/
Autoavaliação
Informações gerais
A autoavaliação do curso de Licenciatura em Matemática do câmpus Salto consiste em um instrumento de avaliação do curso focado na execução das componentes curriculares em cada semestre, baseado na opinião discente coletada por meio de um questionário. Assim, são gerados dados para discussão no NDE e no colegiado, bem como para reflexão dos discentes e docentes, complementares àqueles obtidos pela avaliação da CPA, visando ao aprimoramento do curso e das práticas pedagógicas.
Chamamos de autoavaliação no sentido de que se tratou de uma avaliação elaborada pelo Colegiado do Curso, com consulta aos docentes do câmpus, baseada no artigo “Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior” referenciado abaixo, e em um instrumento anteriormente elaborado pelo coordenador do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Professor Luís Henrique Sacchi.
Desde sua primeira aplicação no 1° semestre de 2022, o questionário conta com 13 questões, agrupadas em três blocos de 4 questões, além de uma questão de avaliação geral da disciplina e de um espaço para comentários. Em cada questão, o aluno avalia cada item dentro de uma escala simétrica com 5 pontos variando de “Péssimo(a)” a “Ótimo(a)”, além da alternativa “Não sei/não quero responder”.
A análise desses dados passa pela elaboração de planilha com diversas estatísticas, envolvendo porcentagens, frequências absolutas e gráficos; análises globais e pontuais; mapeamento de avaliações positivas, negativas e neutras. Os docentes têm acesso às análises individuais do componente curricular que ministraram no semestre avaliado, como mecanismo de reflexão sobre a própria prática.
Permanecemos à disposição para dúvidas e sugestões.
- Bruna Lammoglia – coordenadora do curso Licenciatura em Matemática
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Renato F. L. Mello – desenvolvedor da planilha de análise
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BITTENCOURT, H. R.; CREUTZBERG, M.; RODRIGUES, A. C. de M.; CASARTELLI, A. de O.; FREITAS, A. L. S. de. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 48, p. 91–113, 2011. DOI: 10.18222/eae224820111994. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1994. Acesso em: 5 abr. 2022.
2º Semestre 2021
No 2° semestre de 2021, em que ocorreu a primeira aplicação da autoavaliação, foram respondidos 131 formulários online, correspondendo a um percentual de 35,7% do total de estudantes, em uma avaliação de 21 componentes curriculares, relativos ao 2º, 4º e 6º semestres. Cada estudante participante preencheu um formulário por componente em que estava matriculado.
O mapeamento das avaliações positivas e negativas, juntamente com as análises individuais, permitiu que a coordenação do curso enxergasse em quais componentes existiam características positivas a serem incentivadas e negativas a serem investigadas e debatidas junto ao docente e/ou comunidade acadêmica. Esses retornos foram conversados com os docentes, quando necessário, e neste momento trazemos o resultado para toda a comunidade, para que se possa analisar o curso como um todo, por meio de seus componentes curriculares.
Além das avaliações dessas questões (podem ser visualizadas integralmente nos quatro primeiros arquivos abaixo), fizemos a avaliação individualmente de cada resposta para o “Espaço para comentários livres acerca do componente curricular ou curso”.
Vocês poderão acessar os arquivos:
ESTUDO Autoavaliação MAT 2021 2o semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2021 4o semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2021 6o semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2021 GERAL
Nesses quatro arquivos podem ser acessadas as análises em termos de porcentagem relativa cada questão respondida, seguida pelo gráfico de barras que representa a situação de cada questão, e por fim, do gráfico de barras que representa um “resumo” daquele escopo do questionário (Discente, Componente, Docente).
Também estão disponíveis os arquivos:
ESTUDO Autoavaliação MAT 2021 MAPA DAS AVALIAÇÕES POSITIVAS
ESTUDO Autoavaliação MAT 2021 MAPA DAS AVALIAÇÕES NEGATIVAS
Nesses dois arquivos podem ser observadas as porcentagens de cada item em cada componente curricular, visualizando um “mapa de calor” tanto com as porcentagens negativas quanto com as positivas.
1º Semestre 2022
Nessa que foi o segundo semestre de aplicação da autoavaliação, foram respondidos 210 formulários online, correspondendo a um percentual de 47,8% do total de estudantes, em uma avaliação de 26 componentes curriculares, relativos ao 1º, 3º, 5º e 7° semestres. Cada estudante participante preencheu um formulário por componente em que estava matriculado.
Abaixo seguem os dados dos resultados por semestre e por fim o resultado global para cada uma das questões avaliadas. Nesses quatro arquivos podem ser acessadas as análises em termos de porcentagem relativa cada questão respondida, seguida pelo gráfico de barras que representa a situação de cada questão, e por fim, do gráfico de barras que representa um “resumo” daquele escopo do questionário (Discente, Componente, Docente).
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 1° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 3° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 5° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 7° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 GERAL
Nos arquivos seguintes, temos um “mapa de calor” com um panorama geral das avaliações positivas e das avaliações negativas das disciplinas oferecidas nesse semestre. Note que os nomes das disciplinas se encontram ocultos e aleatorizados para a exibição.
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 MAPA DAS AVALIAÇÕES POSITIVAS
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.1 MAPA DAS AVALIAÇÕES NEGATIVAS
2º Semestre 2022
No segundo semestre de 2022, ocorreu a terceira edição da autoavaliação da Licenciatura em Matemática do câmpus, mantendo o mesmo questionário e metodologia anteriores. Infelizmente, porém, a apenas 60 formulários foram respondidos, gerando dados insuficientes para a avaliação das disciplinas individualmente. Por essa razão não foram enviadas as planilhas correspondentes aos docentes, sendo divulgados apenas os dados gerais.
Abaixo seguem os dados dos resultados por semestre da Autoavaliação 2022.2 e por fim o resultado global para cada uma das questões avaliadas. Nesses quatro arquivos podem ser acessadas as análises em termos de porcentagem relativa cada questão respondida, seguida pelo gráfico de barras que representa a situação de cada questão, e por fim, do gráfico de barras que representa um “resumo” daquele escopo do questionário (Discente, Componente, Docente).
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 2° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 4° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 6° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 8° semestre
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 GERAL
Nos arquivos seguintes, temos um “mapa de calor” com um panorama geral das avaliações positivas e das avaliações negativas das disciplinas oferecidas nesse semestre. Note que os nomes das disciplinas se encontram ocultos e aleatorizados para a exibição.
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 MAPA DAS AVALIAÇÕES POSITIVAS
ESTUDO Autoavaliação MAT 2022.2 MAPA DAS AVALIAÇÕES NEGATIVAS
Observações.
• O índice de resposta exibido nas planilhas semestrais e na planilha geral não é realista visto que ele é calculado como uma média apenas das disciplinas que tiveram pelo menos 1 resposta. As que não tiveram nenhuma resposta não tiveram suas planilhas geradas. Para ser correto, os índices que valem 0% também deveriam ser computados.
• Alguns fatores causaram atraso na aplicação do formulário de autoavaliação, incluindo acúmulo de atividades do NDE e do colegiado e a entrada em licença por motivo de saúde de um membro ao final do semestre. Consequentemente houve pouco tempo para divulgação e aplicação. Estratégias serão discutidas e aplicadas para que em futuras edições a adesão ao questionário volte a ser satisfatória.
ATPA
Tutorial Atividade Teórico-Prática de Aprofundamento (ATPA)
Licenciatura em Matemática IFSP Salto
Bruna Lammoglia
Coordenadora do Curso
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O que é ATPA?
Conforme podemos consultar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as Atividades Teórico práticas de Aprofundamento (ATPAs) têm a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, agregando valor ao currículo do estudante. As ATPAs complementam e ampliam a formação do futuro educador, proporcionando-lhe a oportunidade de sintonizar-se com a produção acadêmica e científica relevante para sua área de atuação, assim como com as mais diferentes manifestações culturais.
Na estrutura curricular do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, constam 200 horas destinadas à realização das Atividades Teórico-Práticas de aprofundamento (ATPAs) em áreas específicas de interesse dos alunos, em conformidade com o Art. 13, § 1º, Inciso IV da Resolução CNE/CP nº 02 de 1º de julho de 2015 (BRASIL, 2015). Assim, as ATPAs são obrigatórias e podem ser realizadas ao longo de todo o curso, ou seja, do primeiro ao último período, sendo incorporadas na integralização da carga horária.
Quais atividades são consideradas como ATPA?
Para integralizar as 200 horas obrigatórias de ATPA, o aluno deverá comprovar, através de documentação pertinente, ou seja, cópias de certificados ou outros comprovantes exigidos, a participação em diferentes atividades apresentadas no Quadro 1, que forem realizadas durante o período em que esteve matriculado no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Salto. Recomenda-se que antes de realizar uma atividade dessa listagem o estudante procure a coordenação de curso para ser orientado sobre as possibilidades de validação. A seguir descrevemos o conteúdo de cada coluna do Quadro 1:
1. Na primeira coluna temos a descrição das atividades possíveis de serem realizadas como ATPA.
2. Na segunda coluna temos a carga horária mínima necessária para que aquela atividade seja considerada para cômputo no histórico do estudante. Exemplo: se o estudante participou como ouvinte de uma palestra com 1 hora de duração, ele não poderá utilizar para
contabilizar horas de ATPA pois para a atividade “participação como ouvinte em palestra” exige carga horária mínima de 2 horas por atividade.
3. Na terceira coluna temos a carga horária máxima que pode ser considerada em cada atividade. Exemplo: se o estudante participou como ouvinte de uma palestra com 7 horas de duração, ele poderá utilizar para contabilizar como horas de ATPA apenas 5 horas, pois para a atividade “participação como ouvinte em palestra” permite carga horária máxima de 5 horas por atividade.
4. Na quarta coluna temos a carga horária máxima que aquela atividade pode ser considerada no curso. Essa restrição é necessária pois a ATPA pressupõe uma diversidade de atividades, conforme pode ser consultado no PPC (IFSP, 2022) e na Resolução CNE/CP nº 02 de 1º de julho de 2015, então o estudante não pode realizar as 200 horas de ATPA em um mesmo tipo de atividade descrita. Exemplo: o aluno fez vários cursos de Extensão, totalizando 250 horas de cursos; ele só poderá aproveitar um total de 80 horas, somando todos os cursos, para a ATPA da Licenciatura em Matemática.
5. Na quinta coluna temos a documentação que é necessária de ser apresentada para comprovação da realização da atividade.
Quadro 1: Atividades teórico-práticas de aprofundamento
Atividade |
Carga horária mínima por cada atividade |
Carga horária máxima por cada atividade |
Carga horária máxima no curso |
Documento comprobatório |
Disciplinas de outro curso ou instituição em nível de graduação ou pós-graduação. |
20h |
40h |
80h |
Certificado de participação, com nota e frequência |
Participação em curso de extensão, aprofundamento, aperfeiçoamento e/ou complementação de estudos. |
20h |
40h |
80h |
Certificado de participação, com nota e frequência, se for o caso |
Campanha e/ou trabalho de ação social ou extensionista como voluntário |
15h |
30h |
30h |
Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável |
Desenvolvimento de projeto experimental |
20h |
40h |
40h |
Relatório final ou produto, com aprovação e assinatura do orientador |
Organização de eventos acadêmicos, científicos e culturais |
6h |
10h |
30h |
Declaração da instituição responsável pelo evento |
Visitas técnicas e excursões |
5h |
10h |
10h |
Relatório com assinatura e carimbo do responsável pela visita ou excursão |
Desenvolvimento de material didático |
15h |
20 horas por material desenvolvido |
80h |
Cópia da publicação com aval de professor de prática pedagógica ou de professor ligado à disciplina correspondente ou declaração de professor ligado ao desenvolvimento do material didático. |
Elaboração de oficinas e cursos |
20h |
40h |
40h |
Certificado da Instituição contendo o período e a carga horária e o planejamento do curso/oficina |
Organização e apresentação de palestras em escolas e/ou outros ambientes |
2h |
5h |
50h |
Certificado e relatório especificando o período, a carga horária e o relatório do evento |
Monitoria |
40h |
- |
80h |
Declaração assinada pelo professor orientador ou assinada por responsável da escola ou instituição na qual se deu a monitoria. |
Estágio não obrigatório, incluindo participação em programas como o PIBID |
30h |
- |
60h |
Declaração da empresa ou contrato de trabalho |
Resenha de obra recente na área do curso |
5h |
20h |
20h |
Divulgação da resenha |
Resenha de obra literária |
2h |
2h |
20h |
Divulgação da resenha |
Participação como ouvinte em eventos científicos da área: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina |
6h |
15h |
30h |
Certificado de participação |
Participação como ouvinte em eventos científicos de áreas afins: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina |
6h |
15h |
30h |
Certificado de participação |
Participação como ouvinte em palestra |
2h |
4h |
20h |
Certificado ou declaração de participação |
Apresentação de trabalho em evento científico (oral ou pôster) |
10h |
- |
40h |
Certificado ou declaração. |
Ouvinte em defesa de TCC, monografia, dissertação ou tese |
2h |
4h |
5h |
Relatório com assinatura e carimbo do responsável |
Publicação de resumo em anais de eventos ou de artigo em revista científica |
10h |
20h |
20h |
Cópia da publicação |
Publicação de trabalho expandido ou completo em anais de eventos |
20h |
40h |
40h |
Cópia da publicação |
Publicação em periódico, obra coletiva ou livro |
20h |
50h |
100h |
Cópia da publicação |
Pesquisa de iniciação científica, estudo dirigido ou de caso |
20h |
100h |
100h |
Relatório final ou produto, com aprovação e assinatura do responsável |
Fonte: NDE da Licenciatura em Matemática
Como faço para validar as horas de uma atividade considerada como ATPA?
A realização da atividade de aprofundamento são geridas pelo estudante em conjunto com a coordenação de curso. Recomenda-se que o estudante, em conjunto com a coordenação de curso, planeje desde o primeiro semestre as 200 horas de atividades de interesse do aluno que poderão ser realizadas, dentre aquelas oferecidas pelo próprio IFSP ou externas.
Após a realização de cada atividade o estudante deve colocar no SUAP a descrição da atividade, carga horária e documento comprobatório. Se a atividade estiver dentre as constantes no
Quadro 1, acompanhada das devidas comprovações, ela será deferida pela coordenação de curso e a carga horária automaticamente será registrada nos requisitos de conclusão do curso. A seguir, mostramos tutorial de inserção de uma ATPA no SUAP.
Passo 1. Acesse o SUAP em https://suap.ifsp.edu.br/ digitando seu usuário e senha.
Passo 2. Clique na aba Ensino – Dados do aluno.
Passo 3. Clique em atividades de aprofundamento e informar atividade de aprofundamento.
Passo 4. Inserir as informações da sua atividade a anexar o comprovante de realização.
Passo 5. Clique em Salvar e aguarde o deferimento ou indeferimento no SUAP. Dúvidas envie e-mail para a coordenação do curso – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
IFSP. Projeto Pedagógico do Curso: Licenciatura em Matemática, Salto, 2022. Disponível em: https://slt.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article?id=508. Acesso em: 13 mar. 2022.
PPC e Estrutura Curricular
Ingressantes até 2022
Documentos
Resolução que aprova a implantação do curso
Tabela de equivalência de disciplinas entre cursos do IFSP Câmpus Salto
Resultado - preliminar
Redes Sociais