INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O que é Iniciação Científica?
O programa de iniciação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP tem por finalidade o suporte a grupos de trabalho, formados por docentes e alunos, integrantes do regime de iniciação científica envolvidos no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, de acordo com o Regimento Interno.
O que é Iniciação Científica?
A Iniciação Científica é um instrumento que permite capacitar os estudantes para a pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como instrumento de formação.
O que é Bolsa de Iniciação Científica?
A iniciação científica é um dever da instituição e não é uma atividade eventual ou esporádica. É isso que permite tratá-la separadamente da bolsa de iniciação científica, já que se toma a IC como um instrumento básico de formação, ao passo que a bolsa de iniciação científica é um incentivo individual que se operacionalizar como estratégia exemplar de financiamento seletivo aos alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos professores do IFSP. Pode-se considerar a bolsa de iniciação científica como um instrumento abrangente de fomento à formação de recursos humanos. Nesse sentido, não se pode querer que todo aluno em atividade de IC tenha bolsa. É fundamental compreender que a iniciação científica é uma atividade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa.
Quais são os objetivos da iniciação científica?
Em relação aos orientadores:
Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa da instituição;
Estimular o aumento da produção científica;
Estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação;
Em relação aos bolsistas:
Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante sua participação em projetos de pesquisa, introduzindo o jovem no domínio do método científico;
Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
Despertar no bolsista uma nova mentalidade em relação à pesquisa.
Em relação à Instituição:
Atender à Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
Estabelecer parcerias com empresas e outras instituições de ensino e pesquisa;
Também através da pesquisa aplicada, formar cidadãos críticos e com visão da realidade;
Cumprir seu papel social como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão.
Quais são as modalidades de bolsa no IFSP?
Bolsa Institucional PIBIFSP:
O recurso é oriundo do próprio IFSP. Os professores orientadores submetem seus projetos de pesquisa, em meados de novembro, para análise por uma comissão de assessores formada pelos próprios docentes da instituição. Sendo aprovada, o orientador realiza, por conta, um processo seletivo dos candidatos. A duração da bolsa é de 9 meses. O resultado é publicado no início de fevereiro e o trabalho vai até novembro. São enviados dois relatórios à PRP, um em julho e outro em dezembro no final do projeto. Esta modalidade pode atender a alunos tanto dos cursos técnicos quanto superiores.
Bolsas PIBITI e PIBIC do CNPq:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e processos de inovação. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
Nestas modalidades, o recurso é oriundo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (www.cnpq.br). Os projetos de pesquisa são submetidos para avaliação em meados de maio e, sendo aprovado pela comissão de assessores do IFSP, a sistemática de escolha do aluno fica por conta do professor-orientador que, obrigatoriamente, deve ter título de doutor. Nesta modalidade, a duração da bolsa é de 12 meses, sendo que há obrigatoriedade da participação do aluno no Congresso de Iniciação Científica do IFSP, que é realizado anualmente. Os trabalhos se iniciam em agosto e terminam em julho do ano seguinte, sendo enviado à PRP dois relatórios, um em fevereiro e outro em julho no final do projeto.
Bolsa PIBIC-EM:
O PIBIC-EM é um programa que visa fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação cientifica e tecnológica dos estudantes do Ensino Médio.
O recurso é oriundo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (www.cnpq.br). Os projetos de pesquisa são submetidos para avaliação em meados de maio e, sendo aprovado pela comissão de assessores do IFSP, a sistemática de escolha do aluno fica por conta do professor-orientador. Nesta modalidade, a duração da bolsa é de 12 meses, sendo que há obrigatoriedade da participação do aluno no Congresso de Iniciação Científica do IFSP, que é realizado anualmente. Os trabalhos se iniciam em agosto e terminam em julho do ano seguinte, sendo enviado à PRP dois relatórios, um em fevereiro e outro em julho no final do projeto.
Programa PIVICT
A Iniciação Científica Voluntária do IFSP tem por finalidade a organização de grupos de trabalhos voluntários formados por docentes e alunos do Técnico e Graduação, envolvidos no desenvolvimento de pesquisa científicas e tecnológicas.
Tem como objetivos específicos:
Criar grupos de trabalho com alunos de iniciação científica para auxílio aos docentes;
Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado;
Estimular o surgimento de grupos de pesquisa no IFSP;
Proporcionar condições para a integração dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por professores da instituição;
Criar um ambiente de produção intelectual que estimule o aperfeiçoamento dos cursos oferecidos, proporcione melhor formação para os alunos e estabeleça novos vínculos com outras instituições de ensino e/ou empresas;
Estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de abrangência dos cursos oferecidos pela instituição.
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