Página inicial > Notícias > SISTEMA DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL (SVSA)

SISTEMA DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL (SVSA)

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h48 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 11h48 | Acessos: 2335

1

No dia 16 de abril de 2018, foi implantada “em produção” a primeira versão do SVSA no Centro de Referência da Assistência Social do Jardim Independência, uma das 6 unidades de atendimento da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) da prefeitura de Salto. Esta unidade foi escolhida pela secretaria como piloto para validar o sistema. Após a validação o sistema será disponibilizado para as demais unidades, seis no total. O SVSA é um sistema web que automatiza o registro das informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade, apoia a gestão dos serviços de ação social e permite o monitoramento e avaliação das ações e efetividade dos serviços socioassistenciais ofertados nos Centros de Referência de Ação Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Ação Social (CREAS). No futuro irá permitir a obtenção de diagnósticos socioterritoriais para subsidiar o planejamento de ações e intervenções.

O SVSA é resultado de um projeto de Extensão, contínuo, que envolve o IFSP campus Salto e a Prefeitura. Esse projeto iniciou no segundo semestre de 2016 com o objetivo de desenvolver um sistema de informação que automatizasse o que prescreve o manual do Prontuário SUAS, um instrumento técnico de registro sistemático de informações que promove a organização, estruturação e padronização de informações sobre o acompanhamento das famílias. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social, semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os participantes desse projeto são alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A equipe atual é formada pelo professor Edson Murakami (Coordenador) e Sergio Crucello Neto (Bolsista Voluntário). Outros dois alunos participaram do projeto, João Pedro Oliveira Santos (Bolsista Voluntário 2017) e Isac Menezes Motta Soares, ex-aluno (Bolsista Voluntário 2016 – 2017). Com a implantação do SVSA “em produção” encerra-se o ciclo de vida de desenvolvimento e inicia o ciclo de manutenção, corretiva, adaptativa e evolutiva. Mais uma experiência aos alunos no mundo real da produção de software.

Conceitos

A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União. O SUAS é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. A Vigilância Socioassistencial tem como objetivo a produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas e constitui-se como uma área de gestão da informação, dedicada a apoiar as atividades de planejamento, de supervisão e de execução dos serviços socioassistenciais por meio do provimento de dados, indicadores e análises. A base de informações para a Vigilância Socioassistencial vem dos dados sugeridos pelo Prontuário SUAS, um instrumento técnico de registro sistemático de informações que promove a organização, estruturação e padronização de informações sobre o acompanhamento das famílias. Ele tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS e dos CREAS um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.

2

3