Página inicial > Notícias > Projeto de Descaracterização de TV-Box é apresentado em Congressos de Extensão

Projeto de Descaracterização de TV-Box é apresentado em Congressos de Extensão

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 12h54 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 13h13 | Acessos: 411
O estudante do segundo semestre de Bacharelado em Ciência da Computação, Thiago Rafael Gonçalves da Silva, apresentou o Projeto de Descaracterização de TV-Box no VII CONEMAC - Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP. O evento ocorreu entre 24 e 30 de novembro. O estudante apresentou o trabalho no dia 28 de novembro, entre 15:30 e 17:00, no painel 16 do evento. A sessão foi transmitida pelo Youtube e pode ser acessada
. A fala do estudante Thiago está entre 2:41:55 e 2:52:48 e suas considerações finais entre 3:11:03 e 3:13:12. O estudante falou da vivência dos estudantes em um projeto de extensão inserido dentro Curricularização da Extensão no curso de Ciência da Computação. Trabalho em grupo, organização da equipe, motivação em buscar aprendizado conforme a necessidade e a satisfação pessoal em atender a comunidade externa foram temas abordados em sua fala.

A outra notícia que engrandece o Campus e o curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi termos sido escolhidos dentro da Rede Federal para apresentarmos o nosso projeto de descaracterização de TV-Box no II SENCE Rede Federal - II Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento ocorreu entre os dias 29 e 30 de novembro. Apenas três projetos foram contemplados em cada painel.  O projeto do nosso campus foi selecionado dentre 8 do IFSP e dentre muitos outros da Rede Federal inteira.

O projeto de Descaracterização de TV-Box foi apresentado no  Painel 3 - Comunicação e Mídia e Informação e Tecnologia no dia 29 de novembro com transmissão ao vivo pelo Youtube. A sessão foi gravada e o link  do evento está
. A fala do Prof. Luís Henrique Sacchi está entre 55:30 e 1:17:07. As considerações finais estão entre 1:41:50 e 1:43:05.

O Prof. Luís Henrique Sacchi apresentou o modelo de Curricularização da Extensão adotado no curso de Bacharelado em Ciência da Computação. A solução conta com disciplinas dedicadas a atividades extensionistas e a realização de uma semana extensionista a cada ano, evento em que os estudantes apresentam os seus trabalhos, oferecem cursos, oficinas e palestras para a comunidade externa. Na sequência, foi apresentado o Projeto de Descaracterização de TV-Box, projeto pioneiro no estado de São Paulo e que é realizado em parceria com a Delegacia da Receita Federal de Sorocaba. O professor falou sobre o sucesso do projeto, o engajamento dos estudantes ingressantes e a consequente redução da evasão no curso de Ciência da Computação. Ressaltou, assim, a importância da adoção da Curricularização da Extensão já no primeiro semestre do curso. A apresentação foi concluída com o destaque de 500 TV-Box que foram descaracterizadas pelos estudantes do curso e que serão entregues a escolas da região do Vale do Ribeira no dia 4 de dezembro na sede da Delegacia da Receita Federal de Sorocaba.