Página inicial > Notícias > AGENDAMENTO DE DEFESA DE TCC - William Wolf Evangelista Pereira Vieira

AGENDAMENTO DE DEFESA DE TCC - William Wolf Evangelista Pereira Vieira

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 16h19 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 18h08 | Acessos: 320

Curso: Especialização em Temas Transversais

Aluno: William Wolf Evangelista Pereira Vieira

Título do trabalho: “O personagem político negro no livro didático: ensaio sobre um caso.”

Breve resumo: O presente ensaio realiza uma análise dos termos em que se dá a representação do negro como ator político no livro didático. Para tanto, o uso do 4o ano do Ensino Fundamental (anos iniciais) da coleção Buriti Mais História integrante das edições 2019-2023 e 2023-2026 do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) se fez escolhido. Empregaram-se alguns elementos dos pensamentos de Molefi Kete Asante e de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para fundamentar a análise. A partir das noções de discurso (Laclau & Mouffe) e agência (Asante), problematizaram-se aspectos da narrativa histórica construída. A análise destacou o tratamento dos contextos relativos ao período após a abolição e à constituição dos quilombos, em que se verificou o descompasso entre o que é dito e o que é mostrado no livro sobre o papel das matrizes étnico- raciais na formação da sociedade brasileira.

Banca: Leonardo Borges da Cruz (orientador); Rejane Cristina de Carvalho Brito Leite (examinadora interna); Luís Henrique da Silva Novais (examinador interno); Marcos Alexandre Capellari (examinador suplente interno).

Data e horário da defesa: 13/09/23, das 18h30 às 20h30, na sala C-110 (auditório do campus).

Interessados em participar da sessão de defesa deverão