Página inicial > Notícias > AGENDAMENTO DE DEFESA DE TCC - Carolina Bollara

AGENDAMENTO DE DEFESA DE TCC - Carolina Bollara

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 20h42 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 20h42 | Acessos: 311

Curso: Especialização em Temas Transversais

Aluna: Carolina Bollara

Título do trabalho: "A função pedagógica do/a assistente social como estratégia de atuação no fortalecimento para uma educação antirracista na rede de ensino formal"

Breve resumo: O presente texto busca refletir sobre a proposta de atuação dos/as assistentes sociais junto à política de Educação com foco na contribuição da Educação Antirracista, considerando o viés  pedagógico do Serviço Social, assim como o viés interventivo da atuação profissional. Face a criação da Lei 13.935/2019, que prevê a inserção dos/as assistentes sociais na Educação formal dos estados e municípios, vislumbram-se possibilidades de contribuição na luta contra o Racismo, visto que ainda nos deparamos com episódios de violência racial contra a população negra. Vale salientar a função social atinente à atuação profissional, que visa ao enfrentamento de todas as formas de preconceito e a defesa intransigente dos Direitos Humanos. Diante do exposto, faz-se um paralelo com as Instituições de Ensino e as possibilidades de intervenção dos/as assistentes sociais, tendo estes espaços como um campo fértil para se trabalhar o projeto societário da categoria. Propõe-se uma discussão sobre as Relações Étnico-raciais e a Educação, além da contextualização sobre o Racismo e suas particularidades no Brasil e da Lei Nº 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, incluindo a  obrigatoriedade de se trabalhar a temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" no currículo de todas as redes de ensino. E, ainda, será apresentada a experiência com o Coletivo ColoreAfro do Instituto Federal de São Paulo – IFSP no Campus de Salto, composto pelo grupo de estudantes, que busca estabelecer uma semântica coletiva pautada no acolhimento e na circularidade afrocentrada como estratégia antirracista.

Banca: Leonardo Borges da Cruz (orientador); Carlos Henrique Menezes Garcia (examinador interno); Maurício Bronzatto (examinador interno); Luís Henrique da Silva Novais (examinador suplente interno).

Data e horário da defesa: 16/08/23, das 17h00 às 19h00, na sala C-110 (auditório do campus).

Interessados em participar da sessão de defesa deverão entrar em contato com o professor orientador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.