Página inicial > Destaques > Curricularização da Extensão do curso de Ciência da Computação do Campus Salto, comemora o sucesso das ações realizadas no Projeto de descaracterização de TVs-Box

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 11h58 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 09h34 | Acessos: 319

No dia 2 de maio de 2024, os estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Campus Salto celebraram uma conquista notável: o sucesso das ações realizadas em 2023 no âmbito do Projeto de Descaracterização de TV-Box, em parceria com a Secretaria da Receita Federal – Delegacia de Sorocaba. Esse projeto inovador transformou 500 dispositivos TV-Box, destinados a escolas carentes da região, em ferramentas de inclusão digital e sustentabilidade.

A descaracterização das TV-Box consisti na remoção de software malicioso que roubava sinal de TV a cabo, substituindo-o por uma distribuição do sistema operacional Linux, transformando os equipamentos irregulares em computadores de baixo custo, promovendo a inclusão digital entre estudantes de escolas públicas e evitando a geração de lixo eletrônico.

O evento contou com a presença dos dedicados estudantes: Aline Santos Ferreira, Nathan Filipe da Silva Abreu, Gabriel Augusto Coelho Timpone, Thiago Rafael Gonçalves da Silva, Luiz Octavio Furlanis, Felipe Camargo de Oliveira Santos, Ramon Caruso, Sahel Luís de Assis Diniz, Guilherme Kanai de Oliveira, Fábio Adriano Silveira e João Pedro Souza Dantas Barreto. O coordenador do projeto, Prof. Luís Henrique Sacchi, também esteve presente para celebrar esse importante conquista.

O Projeto Extensionista de Computação do Campus Salto eleva a curricularização da extensão a novos patamares, demonstrando o que há de melhor na Rede Federal de Educação. Em 2023, o projeto foi destaque no Seminário Nacional de Curricularização da Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SENCE), refletindo o impacto positivo e a inovação promovida por nossos estudantes e docentes.

Mesmo em 2024, ano de eleição em que doações não podem ser realizadas, os projetos envolvendo TV-Box não param de inovar. Entre as iniciativas em desenvolvimento estão:

• Video-Game de Baixo Custo (João);
  • MagnetoNet – Controle de Dispositivos utilizando Rede LoRa e TV-Box (Aline);
  • Mapeamento de Portas GPIO da MXQ Pro 4k (Ramon);
  • Desenvolvimento de Software para Atividades Lúdicas com TV-Box (Luiz);
  • Criptogram – Criptografia com TV-Box (Felipe e equipe);
  • Cluster de TV-Box (Thiago).

Continuamos a transformar desafios em oportunidades, mostrando que a educação, aliada à tecnologia, pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

BCC Comemora Projeto TV BOX Matéria site