Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Informativo da Comissão de Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Informativo da Comissão de Sustentabilidade

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 11h10 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 11h13 | Acessos: 474

Grupo de Trabalho "Água" realiza reunião para implantar projeto piloto de monitoramento inteligente da água em Salto, SP

 

Imagem 1 Informativo da Comissão de Sustentabilidade

No dia 24 de maio de 2023, foi realizada uma importante reunião no Auditório do IFSP do campus Salto, com o intuito de implantar um projeto piloto de monitoramento inteligente da água no município de Salto, em São Paulo. O encontro, que ocorreu em formato híbrido, contou com a presença de representantes da área ambiental e acadêmica, reunindo autoridades e especialistas do setor.

Dentre os participantes estavam o Sr. Flávio Roberto Garcia, Secretário do Meio Ambiente do Município de Salto; Sr. Vanderlei Ribeiro, Chefe do Gabinete de Meio Ambiente de Salto; Sr. Alison Henrique Bressiano, Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); Sr. Caio de Oliveira, Diretor Técnico do SAAE; e o professor Walter Jaimes Salcedo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, membros do grupo de pesquisa da Escola Politécnica da USP, como a Engenheira do EMAE de Salto, Wisma Abadia Santos, e Viviane Domingues Borges Braga, Diretora da Empresa de Recursos Humanos - DirectRH, também estiveram presentes. Representando o IFSP, campus Salto/SP, estiveram o Diretor do campus, Professor Edilson Aparecido Bueno; a Presidente da Comissão de Sustentabilidade, Professora Almerinda Antonia Barbosa Fadini; o Coordenador do Projeto Piloto, Professor Mauro Sergio Braga; e os professores Cibele de Lima Albuquerque Galvani, Bruno do Amaral, Luiz Ferrari, Lin Chau Jen, além do servidor Daniel Souza.

O objetivo principal dessa reunião foi apresentar uma proposta de monitoramento online e em tempo real das águas dos rios do município de Salto, utilizando conceitos de cidades inteligentes e Internet das Coisas (IoT). Esse projeto piloto tem como finalidade identificar e monitorar, em conjunto, as concentrações de cianobactérias nos cursos d'água, bem como detectar possíveis esgotos clandestinos nas redes pluviais da cidade. A proposta visa complementar os sistemas de monitoramento atualmente utilizados pelo SAAE e pela CETESB.

A ideia por trás desse projeto é estabelecer parcerias entre o Instituto Federal de São Paulo - campus Salto, a Universidade de São Paulo - USP, a Prefeitura Municipal de Salto e o SAAE. Essas parcerias visam buscar financiamento para bolsas de iniciação científica para os alunos do IFSP, além de programas de pós-graduação oferecidos pela Escola Politécnica da USP. Também serão exploradas formas de obtenção de subsídios e incentivos para a aquisição de dispositivos eletrônicos e equipamentos necessários para o desenvolvimento de pesquisas na área ambiental.

A reunião foi marcada pelo interesse mútuo em promover a preservação dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade da água em Salto. Os participantes reconheceram a importância de unir esforços para enfrentar os desafios relacionados ao monitoramento e à proteção dos cursos d'água da região.

Imagem 2 Informativo da Comissão de Sustentabilidade

Em 7 de junho de 2023, ocorreu um encontro com o Sr. Eder José da Costa Sacconi, Diretor da Agência de Inovação da Reitoria, com o objetivo de apresentar o projeto e obter informações estratégicas que apoiem a realização conjunta dessa importante ação ambiental. O professor Uesclei Costa Santos, do IFSP Salto, também esteve presente nessa reunião.

Acredita-se que o projeto piloto de monitoramento inteligente da água trará benefícios significativos para a população de Salto, permitindo um controle mais efetivo dos parâmetros da água, a detecção de possíveis contaminações e a adoção de medidas preventivas adequadas. Além disso, a parceria entre as instituições envolvidas fortalecerá a formação acadêmica e o desenvolvimento científico, abrindo portas para futuras pesquisas e aprimoramento dos conhecimentos nessa área vital para o Meio Ambiente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página