Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > Concluída a primeira edição do curso de Extensão Sistemas Agroflorestais (SAF) do Câmpus Salto
Início do conteúdo da página

Concluída a primeira edição do curso de Extensão Sistemas Agroflorestais (SAF) do Câmpus Salto

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 14h46 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2022, 14h46 | Acessos: 991

No dia 11 de dezembro, foi concluído o curso de Sistemas Agroflorestais - SAF, fruto de parceria do IFSP Câmpus Salto com a Prefeitura de Salto e um grupo de moradores do bairro Jardim Sol de Icaraí, de Salto/SP.
Durante a execução do curso foi implementado um sistema agroflorestal em uma área pública da prefeitura no bairro Jardim Sol de Icaraí.

Os sistemas agroflorestais, também conhecidos como SAFs ou agroflorestas, são sistemas agrícolas para produção de alimentos (e outros produtos agrícolas) em um ambiente baseado em processos naturais encontrados em florestas nativas. São sistemas complexos, sustentáveis e biodiversos que utilizam insumos naturais, dispensando o uso de insumos químicos e agrotóxicos.

Essa ação vem em direção à sustentabilidade ambiental e à soberania alimentar, fortalecendo também os vínculos das pessoas com a produção de alimentos em ambientes urbanos e periurbanos.

Vale ressaltar que o planejamento de ocupação dessa área pública foi fruto do trabalho final de três alunos do curso Planejamento em Permacultura - PDC, oferecido no primeiro semestre de 2022. A Permacultura é uma ciência que tem por objetivo criar ambientes de ocupação humana sustentáveis e produtivos, utilizando soluções baseadas na natureza (SBN).

Agroflorestais

registrado em:
Fim do conteúdo da página