Oficina de Manejo de Água foi realizado no Câmpus Salto no dia 26 de novembro
No sábado, dia 26 de novembro, foi realizada a oficina de Manejo Permacultural de Água na Paisagem, em que houve oportunidade de plantar água e proteger nascentes.
A água é o recurso fundamental para a existência de todas as formas de vida do planeta, mas poucos questionam de onde a água vem e para onde ela vai depois de usá-la. O termo “plantar água” também é desconhecido para muita gente, e refere-se a técnicas que unem proteção, manejo e infiltração da água.
No Câmpus Salto foi usada a técnica dos swales, que são valas de infiltração que permitem o armazenamento da água no lençol freático, local ideal para armazenar água.
Também foram plantadas sementes de capim vetiver e feijão guandu sobre os swales. Estas espécies vegetais irão formar barreiras, filtrar e controlar a velocidade de escoamento da água na superfície do terreno. As raízes do vetiver podem chegar até 5 metros de profundidade e são resistentes, ajudando na estabilização do solo, prevenindo erosões e formando caminhos para a água infiltrar no solo. As raízes do feijão guandu também aumentam a permeabilidade do solo e ele atua como adubo verde, nitrogenando este solo. Além disso, o feijão é alimento para nós e para outros animais e insetos, como as abelhas.
O plantio irá contribuir para proteção das nossas 3 nascentes, de nosso riacho e da nossa mata de galeria, além de trazer mais biodiversidade, beleza e conforto para o câmpus.
Plantar água é uma ação importante para mitigar e enfrentar as mudanças climáticas! Valeu, time de plantadores!
Redes Sociais