Página inicial > Destaques > IFSP oferece 3.720 vagas para cursos técnicos integrados

IFSP oferece 3.720 vagas para cursos técnicos integrados

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 11h08 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 16h10 | Acessos: 3103

As inscrições para o processo seletivo acontecem até o dia 27 de novembro

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) divulgou, no dia 10 de novembro, o Edital nº 609/2022 do processo seletivo com a oferta de 3.720 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, para ingresso no primeiro semestre de 2023. Todos os cursos são gratuitos, sem cobrança de mensalidade nem de matrícula. Os interessados em concorrer a uma das vagas podem se inscrever de 11 a 27 de novembro de 2022.

A vagas estão distribuídas em unidades do IFSP localizadas em 36 municípios do estado. Há oportunidades nos Câmpus Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Para mais informações, acesse: https://www.ifsp.edu.br/ps2023i

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico processoseletivo.ifsp.edu.br até o dia 27 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 40, e o prazo para os candidatos solicitarem isenção (gratuidade) do pagamento é até o dia 18 de novembro (saiba mais abaixo). Cada candidato deve optar por um único curso e câmpus onde pretende estudar.

A seleção será realizada por meio de prova constituída por 30 questões de múltipla escolha que contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. As provas serão realizadas no dia 11 de dezembro de 2022. Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo, o candidato deve entrar em contato com o câmpus do curso de interesse. Confira os contatos dos câmpus na tabela 1, item 1 do edital.

Quem pode fazer cursos técnicos integrados?

Os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP.

O IFSP oferece ações afirmativas?

O IFSP possui política de cotas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o Ensino Fundamental, integralmente, em instituições públicas de ensino brasileiras. Também há vagas destinadas a candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a candidatos com deficiência.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

Candidatos que pertençam a família com renda mensal per capita inferior ou igual a um salário-mínimo e meio e tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

Publicado originalmente em: https://www.ifsp.edu.br/ultimas-noticias/3388