REPROVAÇÃO OPTATIVA E RECUPERAÇÃO EXCEPCIONAL PARA ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES E DOS CURSOS SUPERIORES – CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO E RETENÇÃO -1º SEMESTRE DE 2021

Publicado: Segunda, 12 de Julho de 2021, 17h25 | Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 09h48 | Acessos: 561

A Resolução IFSP nº 85/2020, de 15 de dezembro de 2020, tem como finalidade estabelecer os critérios da avaliação, retenção e promoção dos estudantes nos cursos da instituição, no contexto de retomada das atividades não presenciais. Além disso, indica, quando for o caso, a elaboração de um plano de ação para o processo de ensino e aprendizagem, de forma que alcance os objetivos previstos nos planos de atividades, com especial atenção para o atendimento aos estudantes que apresentarem lacunas/dificuldades no período de realização das atividades não presenciais.

Seguindo essa resolução, no encerramento deste semestre letivo, além do Conselho de Classe Deliberativo, para os cursos técnicos subsequentes/concomitantes da Educação Básica, serão realizadas reuniões com todos os docentes da turma em reunião de curso, para os cursos Superiores de Graduação, para análise da frequência e situação dos estudantes.

Dos procedimentos adotados excepcionalmente em decorrência da pandemia de Covid-19, vamos destacar dois pontos importantes:

Reprovação optativa

Os estudantes poderão optar por uma reprovação optativa caso pretendam refazer o primeiro semestre de 2021 no segundo semestre de 2022 no caso de cursos técnicos concomitantes/subsequentes ou no primeiro semestre de 2022 no caso dos cursos superiores.

Dessa forma, os estudantes que optarem pela reprovação optativa deverão se manifestar, por meio de requerimento (SUAP), até dia 19/07/2021, antes do conselho de classe para educação básica, e antes da reunião de curso, no caso da graduação.

Para os estudantes menores de idade essa manifestação deverá ser realizada pelos pais e/ou responsáveis.

Recuperação Excepcional

A recuperação de aprendizagens e conteúdos ocorrerá durante o segundo semestre de 2021 ou primeiro semestre de 2022.

Os estudantes indicados pelos docentes para a recuperação excepcional deverão aguardar as orientações quanto às datas de recuperação.