Página inicial > Destaques > DEFESA DE TCC DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMAS TRANSVERSAIS

DEFESA DE TCC DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMAS TRANSVERSAIS

Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 13h36 | Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 13h37 | Acessos: 486

Nome do aluno: Patricia Gabriela Della Vecchia (SL1860241)

Título: “MANDALA DAS EMOÇOES®” no Ensino Fundamental: Aplicação do Método “Mandalas das Emoções®” como apoio socioemocional em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I, na Estância Turística de Salto – São Paulo

Resumo: O Projeto de Intervenção foi aplicado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I, na Estância Turística de Salto – São Paulo, com o intuito de diminuir os episódios de indisciplina e agressividade entre os alunos, uma vez que houve a identificação de que a indisciplina era uma das principais queixas da comunidade escolar e interfere no desenvolvimento e desempenho dos alunos. A aplicação deu-se através do método da “Mandalas das Emoções®” que proporcionou sensibilização, contato com suas emoções e consciência plena dos participantes, possibilitando ações e atitudes individuais que contribuíram para a harmonia no ambiente coletivo escolar. Tem como objetivo a diminuição dos problemas de conduta e emocionais, além de proporcionar a vivência consciente sobre conceitos éticos na prática do dia a dia. Como resultado da aplicação, foram relatados pelos professores momentos de paz, tranquilidade, bem-estar, “bom comportamento” ou neste caso diminuição das situações de conflito ou agressividade entre os alunos durante as aulas, o que pode ser observado pelas atitudes e também pelo registro e verbalização de suas emoções através da ferramenta “régua das emoções” e seu registro gráfico. Os professores classificaram a atividade como muito proveitosa na diminuição dos problemas de conduta dos alunos no espaço escolar. Neste sentido, o presente trabalho tem o propósito e apresentar fundamentações àquela intervenção, bem como difundi-la no âmbito de trabalho acadêmico.

Data de defesa, com horário e local: dia 28/01/2021, a partir de 11:30 hs no Google Meet

Banca (orientador e demais componentes): Leonardo Borges da Cruz (orientador), Eliane Aparecida Bococina, Rosane Silva dos Santos, Ricardo Zani (suplente)