Página inicial > Destaques > ALUNO DE ADS TEM ARTIGO APROVADO EM REVISTA CIENTÍFICA

ALUNO DE ADS TEM ARTIGO APROVADO EM REVISTA CIENTÍFICA

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 09h43 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 10h46 | Acessos: 846

Gabriel foto

O estudante Gabriel Brogno Alcantara Pauferro, que está cursando o 6º semestre de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), teve seu artigo científico publicado na Revista Cogitare, v.2, n.3, publicação organizada pelo IFSP Câmpus Matão. Gabriel participou do projeto como voluntário, sem bolsa, pelo edital PIVICT. O artigo científico intitulado "IoT: conceitos de segurança de dados e criptografia", teve a colaboração de Nayari Marie Lessa e foi orientado pela professora Seila Vasti Faria de Paiva.

O artigo trata de conceitos de Internet das Coisas (IoT), um paradigma computacional que conecta objetos do cotidiano entre si e através da internet. Seu objetivo é otimizar atividades e processos em diversos aspectos da vida humana através do compartilhamento de dados. Devido a sua popularização através de objetos inteligentes e aplicações contemporâneas, observa-se um crescimento exponencial dessa filosofia tecnológica envolvendo o uso e manipulação de dados sensíveis ao usuário.

O artigo propôs revisar alguns protocolos de segurança da informação que envolvem estas aplicações, ou seja, encriptação de dados, com enfoque na questão da segurança da informação dessas aplicações, com especificidade à criptografia das informações sensíveis. Além disso, buscou conceituar quatro procedimentos de cifragem de informações sensíveis mais utilizados em segurança de dados: RSA, ECC, AES e SHA, com exemplificações simples de uso em uma infraestrutura IoT.

Para conhecer o artigo: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cogitare/article/view/1483