AGENDAMENTO DE TCC

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 21h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 07h48 | Acessos: 597

Nome do aluno: Winnie Aisha Teixeira Benedito
Título do TCC e breve resumo: A escola como espaço de possibilidades? Repensando estruturas raciais.
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre os aspectos discriminatórios presentes na estrutura educacional e compreender a importância da escola para o desenvolvimento dos sujeitos negros e suas identidades, refletindo também sobre as maneiras em que as instituições escolares podem colaborar para a ressignificação da autoimagem do aluno, ajudando a corrigir os efeitos devastadores do racismo dentro e fora dos espaços de estudo. Durante o trabalho analiso a função da educação e a forma como ela é usada pela sociedade, evidenciando a importância da escola para o desenvolvimento da identidade positiva dos alunos negros, como também a presença de profissionais preparados e sensíveis à diversidade. No decorrer das ponderações, observo a necessidade de projetos e debates contínuos na rotina escolar. Para o desenvolvimento do trabalho foi necessário entender como a educação é percebida pela sociedade e quais caminhos seriam possíveis para que ela transcenda as raízes discriminatórias presentes na organização das ações pedagógicas, passando por aspectos poucos discutidos dentro das unidades de ensino e por atividades e projetos que buscam quebrar o etnocentrismo presente nas práticas e nos currículos escolares.

Data de defesa, com horário e local: dia 18/01/2021, a partir de 13:00 hs no Google Meet
Banca (orientador e demais componentes): Leonardo Borges da Cruz (orientador), Maurício Bronzatto, Valquíria Tenório, Joana de São Pedro (suplente).