AGENDAMENTO DE TCC DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMAS TRANSVERSAIS

Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 14h12 | Última atualização em Quarta, 30 de Setembro de 2020, 14h12 | Acessos: 651

Agendamento de Defesa de TCC

Título do trabalho: "Educação Ambiental como Tema Transversal na Educação Infantil"
Nome do Aluno: Ana Maria Silveira de Brum
Nome do Orientador: Profª. Drª. Almerinda Antonia Barbosa Fadini
Membros da banca: Profª. Drª. Cathia Alves e Prof. Esp. Reinaldo do Valle Junior
Membro suplente da banca: Profª. Drª Joana De São Pedro
Data e horário da defesa: 01/10/2020, às 19h

Resumo: A escassez de recursos naturais e o aumento da degradação do meio ambiente traz à tona questões como a preservação da vida e do planeta. A educação ambiental deve levar o ser humano a compreender sua relação com a natureza, assim como, a repensar mecanismos sustentáveis que desafiam a sociedade devastadora da qual faz parte. Este trabalho tem como objetivo destacar a importância da educação ambiental como tema transversal na educação infantil para a sensibilização e formação de um cidadão consciente e responsável pela proteção ambiental. A metodologia utilizada foi a exploratória e qualitativa. Como resultado, a partir das pesquisas na literatura científica, confirmou-se que na idade pré-escolar, a criança absorve mais facilmente o que lhe é ensinado e muitos dos conhecimentos adquiridos serão utilizados durante a vida toda e que a transversalidade na educação infantil deve articular os conteúdos de forma que a educação ambiental possa aproximar os assuntos da realidade buscando contemplar os valores morais e a formação de sujeitos críticos, autônomos e que saibam conviver democraticamente.

Agendamento de defesa de Tcc - Ana Maria.pdf