AGENDAMENTO DE DEFESA DE TCC - Aluna: Ana Carolina Constantino Mazolini

Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 14h30 | Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 14h32 | Acessos: 483

Curso: Especialização em Temas Transversais

Aluno: Ana Carolina Constantino Mazolini

Título do trabalho: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NO ENSINO DE DANÇA, A PARTIR DO MÉTODO BPI

Breve resumo: O presente texto propõe uma reflexão acerca da predominância de estilos de origem europeia na dança ainda hoje, assim como o balé clássico, e a importância de métodos que partam de uma perspectiva decolonial para o ensino desta arte no Brasil. Discorre sobre o princípio do processo de formação em dança no país, por meio das escolas oficiais de dança criadas no século XX e de dois dos primeiros cursos de graduação nesta área artística. Em seguida, traz uma apresentação do Método Bailarino-Pesquisador- Intérprete (BPI), criado e desenvolvido pela Prof.a Dra. Graziela Rodrigues e de algumas pesquisas feitas a partir do mesmo, este que se aproximade uma perspectiva decolonial para o ensino de dança e formação de bailarinas e bailarinos no Brasil. Por fim, diante dos resultados dessas pesquisas feitas no método BPI,esse texto busca exaltar a importância de pedagogias decoloniais na dança, que auxiliem na construção e fortalecimento da identidade das/os dançarinas/os, valorizando a cultura popular brasileira e as origens indígenas e africanas, desconstruindo a visão eurocêntrica de mundo que padroniza corpos e formas.

Banca: Leonardo Borges da Cruz (orientador); Cathia Alves (examinadora interna); Luís Henrique da Silva Novais (examinador interno); Solange Costa Penteado (examinadora suplente interna).

Data e horário da defesa: 26/05/23, das 15h às 17h, por meio de videoconferência.

Interessados em participar da sessão de defesa poderão solicitar o link para o ambiente virtual escrevendo ao professor orientador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.