CTI - Coordenadoria de Tecnologia da Informação
Apresentação
Solicitação técnica (somente servidores com email institucional @ifsp.edu.br) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Demais assuntos institucionais (servidores, qualquer email) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
(Texto extraído da RESOLUÇÃO N.º 26, DE 05 DE ABRIL DE 2016)
Art 6º. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação. órgão subordinado diretamente à Diretoria-Geral do câmpus, tem como competências:
I. Coordenar os trabalhos de informática e elaborar estudos, por sua própria iniciativa e quando solicitado, objetivando a informatização dos diferentes setores e atividades;
II. Com o apoio da Diretoria Adjunta de Ensino, orientar e treinar o pessoal na utilização dos recursos de informática do câmpus;
III. Manter intercâmbio com instituições congêneres e com os órgãos de informática das demais instituições;
IV. Fornecer subsídios para elaboração do relatório anual de gestão e do plano geral de atividades;
V. Responsabilizar-se pelo acompanhamento e execução das metas estabelecidas para informática;
VI. Levantar a necessidade de desenvolvimento de novos softwares que visem facilitar e modernizar as atividades meio e fim desenvolvidas pelos câmpus;
VII. Prestar assistência e prover manutenção aos diferentes sistemas e programas, auxiliando os usuários, inclusive, no manuseio dos equipamentos;
VIII. Manter um arquivo de todos os programas utilizados no câmpus, evitando a instalação de cópias não autorizadas;
IX. Promover a manutenção e o desenvolvimento de novos recursos com os softwares em utilização no câmpus;
X. Com apoio da Diretoria Adjunta de Ensino, prover manuais dos softwares utilizados no câmpus e capacitar os usuários finais para boa utilização dos mesmos;
XI. Acompanhar o uso dos equipamentos e responsabilizar-se pelo acompanhamento da manutenção técnica e preventiva dos mesmos;
XII. Identificar e viabilizar, juntamente com a coordenadoria de gestão de pessoas a necessidade de cursos de atualização e/ou capacitação em informática dos servidores técnico administrativos;
XIII. Apoiar registrar e acompanhar as pesquisas institucionais em desenvolvimento no âmbito do câmpus;
XIV. Coordenar o uso dos laboratórios de informática do câmpus e elaborar normas de funcionamento;
XV. Preparar dados estatísticos, quando solicitados;
XVI. Prestar informações relativas ao procedimento dos dados de censo escolar, sistema de informações gerenciais, censo do ensino superior e outros, quando solicitado;
XVII. Viabilizar e implantar as atividades descritas no plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) e resoluções do comitê gestor de tecnologia da informação (TI) do IFSP;
XVIII. Responsabilizar-se pelo dimensionamento, contratação, manutenção e acompanhamento da fiscalização dos serviços de rede lógica, Internet e telefonia do câmpus;
XIX. Responsabilizar-se pelos bens patrimoniais pertencentes à coordenadoria de tecnologia da informação ou em uso nos ambientes de responsabilidade desta;
XX. Monitorar e assegurar a segurança de dados institucionais armazenados localmente;
XXI. Elaborar relatórios dos serviços e atividades desenvolvidas sob sua responsabilidade;
XXII. Desempenhar outras atividades pertinentes que lhe forem atribuídas pelo Diretor-Geral do câmpus;
XXIII. Colaborar no levantamento necessário, realizar análises e consolidar propostas para integrar o PDI do câmpus;
XXIV. Criar condições para o cumprimento das ações propostas pelo PDI, no nível operacional, de maneira a permitir a habilitação das ações propostas;
XXV. Atender as solicitações e recomendações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento lnstitucional.
Informações e Comunicados
Procedimento para Solicitação e Execução de Alterações no Moodle
1. Solicitação e Aprovação
- 
A solicitação de alteração deve ser encaminhada por um Coordenador de Curso. 
- 
O Coordenador deve avaliar e aprovar a alteração antes de qualquer ação técnica. 
2. Abertura de Chamado
- 
Após aprovação, o Coordenador deve criar um chamado oficial solicitando a alteração. 
- 
O chamado deve conter: - 
Descrição clara da alteração desejada. 
- 
Justificativa e impacto esperado. 
 
- 
3. Agendamento Técnico
- 
O técnico da CTI deverá: - 
Definir e informar no chamado a data e horário de início e término da intervenção. 
- 
Garantir que o período seja suficiente para execução e testes. 
 
- 
4. Indisponibilidade do Moodle
- 
Durante o período agendado, o Moodle ficará indisponível para todos os usuários. 
5. Execução da Alteração
- 
Realizar a alteração conforme solicitado. 
- 
Executar os testes técnicos necessários para garantir o funcionamento correto. 
6. Validação pelo Solicitante
- 
Após os testes, o técnico deve: - 
Atualizar o chamado informando que a alteração foi concluída. 
- 
Solicitar ao Coordenador que teste a funcionalidade e dê seu parecer. 
 
- 
7. Retorno ao Uso Normal
- 
Com o parecer positivo do Coordenador: - 
Reativar os métodos de autenticação padrão (LDAP e OAuth) e/ou finalizar o modo de manutenção. 
- 
Liberar o acesso ao Moodle para todos os usuários. 
 
- 
AGENDAMENTO DE USO DE EQUIPAMENTOS NO AUDITÓRIO
Para uso de equipamentos no auditório, a CTI informa que é necessário abrir um chamado com, no mínimo, 3 dias de antecedência, via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de termos tempo hábil para verificar o que precisará ser usado e deixar tudo pronto para o dia e horário.
Utilizar os dados:
Data do evento e horário:
Duração do evento:
Equipamento(s):
AGENDAMENTO DE EQUIPAMENTOS DA CTI
Para uso de equipamentos da CTI, informamos que é necessário abrir um chamado com, no mínimo, 3 dias de antecedência, via Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., a fim de termos tempo hábil para verificar se há equipamentos disponíveis.
Utilizar os dados:
Data e horário da retirada:
Tempo que ficará em posse do(s) equipamento(s):
Equipamento(s):
Documentos e formulários
Visualização de Imagens das Câmeras de Segurança
A visualização das imagens das câmeras de segurança está disponível apenas para servidores do campus. As imagens ficam acessíveis por um período de quinze dias. Se você precisa solicitar a visualização, siga os passos abaixo:
- Acesse o SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública):
 °No menu lateral esquerdo, vá para DOCUMENTOS/PROCESSOS > Documentos eletrônicos > Documentos.
 °Clique em “Adicionar Documento de Texto”.
- Preencha os detalhes do requerimento:
 °Tipo do Documento: Requerimento
 °Modelo: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: SEGURANÇA - REQUERIMENTO - VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS DAS C MERAS DE SEGURANÇA
 °Nível de Acesso: Restrito
 °Hipótese Legal: Informação Pessoal - dados pessoais e dados pessoais sensíveis (Art. 31 da Lei n.º 12.527/2011)
 °Setor Dono: Escolha o seu setor
 °Assunto: Escreva o que melhor defina seu requerimento.
- Clique em “Salvar e continuar editando”.
- Complete o documento com os seguintes detalhes:
 °Nome
 °Prontuário
 °Nome do Setor do solicitante
 °Motivo da Solicitação: Descreva o motivo da solicitação e inclua informações sobre o local a ser verificado.
 °Data(s) e intervalo(s) de horário que deverão ser disponibilizados para análise.
 °O requerimento/formulário deve ser assinado pelo(a) servidor(a) solicitante.
- Processo:
 °Encaminhe o requerimento, anexando-o a um processo do tipo: “Gestão da Informação: Segurança da Informação e Comunicações” com nível de acesso restrito.
 °O(a) Diretor(a)-Geral avaliará a solicitação por despacho no processo.
 ▪No caso de deferimento, o processo será encaminhado à CTI - Coordenadoria de Tecnologia da Informação, que agendará com o(a) servidor(a) solicitante a data para a visualização das imagens.
 ▪No caso de indeferimento, o processo será devolvido com a justificativa para o(a) servidor(a) solicitante.
- Abrir um chamado no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o link do Requerimento
Atenção: Não é permitido ceder o arquivo de vídeo. A visualização só ficará disponível até que o solicitante não necessite mais, e essa informação terá que ser comunicada via acompanhamento do chamado aberto anteriormente.
Manuais e Tutoriais
Repositório
Tutorial SVN - Repositório (TortoiseSVN)
Office 365 Online
Tutorial para ligações externas
Outros acesse - http://manuais.slt.ifsp.edu.br/books
Manuais de sistemas da Reitoria - https://manuais.ifsp.edu.br/books
Políticas de Uso
Internet
Regulamenta a utilização da Internet, no âmbito administrativo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e seus respectivos campi. Acesse o link abaixo para conhecer a política completa.
Política de Uso Aceitável da Internet
Estações de Trabalho em Rede
Regulamenta a utilização das estações de trabalho em rede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e seus respectivos campi. Acesse o link acima para conhecer a política completa.
Política de Uso Aceitável das Estações de Trabalho em Rede



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