Apresentação
Contatos:
Contatos: (11) 4602-9191 e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Prezado (a) aluno (a),
Informamos que a secretaria do Câmpus Salto do IFSP conta com um módulo de requerimentos via internet, onde é possível enviar à secretaria requerimentos de alterações de dados, matrícula e solicitação de documentos tudo pela internet!
Equipe e Horários
O horário de atendimento da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA/Secretaria) do IFSP Câmpus Salto é de Segunda à Sexta-feira das 09h às 21h.
Diplomas
Os diplomas do IFSP, são solicitados via GOV-BR, acesse aqui o tutorial, o documento leva até 60 dias para ser emitido, e pode ser acompanhado pelo SUAP.
É importante lembrar que Diplomas dos cursos superiores não são emitidos no Campus, mas sim na reitoria, tendo formato digital.
Após a emissão, o aluno recebe em seu e-mail a confirmação que ele pode ser retirado, por isso é importante que sempre verifique o mesmo.
A retirada deve ser feita pelo próprio aluno, portando documento original com foto, se necessitar que o documento seja retirado por terceiros, é necessário uma Procuração assinada e reconhecida em cartório, com os documentos necessários e após a confirmação de que foi emitido compareça no balcão da CRA (Bloco A, sala 101A - de 8 às 20h de segunda a sexta-feira). No ato da retirada do Diploma será entregue também seu Histórico Escolar, para quem ainda não retirou.
LEMBRE-SE o diploma é impresso em papel moeda, com número único, portanto deve ser muito bem guardado, pois para emiti-lo novamente será necessário a apresentação de um Boletim de Ocorrência.
Dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, envie e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Graduação
APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
A solicitação de Aproveitamento de Estudos está prevista em Calendário Acadêmico. Os documentos necessários para sua solicitação são:
1) Histórico Escolar contendo o nome do curso e das disciplinas, com especificação do período em que foram cursadas, porcentagens de frequência, carga horária e a nota ou conceito final;
2) Conteúdo programático ou plano de ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento, que sejam equivalentes à disciplina pleiteada, com a carga horária e a bibliografia utilizada.
3) Abrir Requerimento no SUAP com o formulário devidamente preenchido .
Regulamentação: Art. 101 ao 107 da Organização Didática de 2016
Após a abertura do Requerimento a CRA abre um processo no SUAP, e envia a coordenação do curso, que juntamente do colegiado farão a análise e o deferimento ou indeferimento do pedido, o coordenador envia o resultado para a CRA, que fará os registros no Histórico do aluno, e então o processo é encerrado, tudo pode ser acompanhado pelo aluno no SUAP.
CANCELAMENTO DE DISCIPLINA
O que é: O cancelamento de disciplina é o ato formal no qual o estudante faz a opção pelo cancelamento de componente curricular (disciplina) que esteja matriculado, desde que permaneça matriculado em pelo menos uma disciplina naquele semestre, também existe um prazo em calendário acadêmico que deve ser respeitado.
Quem pode requerer: alunos a partir do 2º semestre letivo.
Como requerer: pelo SUAP/ENSINO/DADOS DO ALUNO/REQUERIMENTO/ADICIONAR REQUERIMENTO
Regulamentação: Art. 71 Organização didática de 2016
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA:
a) Voluntário: É o ato formal pelo qual o estudante faz a opção pela interrupção temporária dos estudos (seguir o prazo previsto em calendário acadêmico) sem perda de vínculo com o IFSP, com duração máxima de UM SEMESTRE, e que pode ser solicitado apenas duas vezes no decorrer de TODO CURSO. O trancamento não isenta o aluno da obrigação em fazer rematrícula para o próximo semestre letivo.
b) Compulsório: aquele em que o estudante necessite interromper os estudos nos casos listados no art. 66 da OD, e que exigem comprovação.
Como requerer: pelo SUAP/ENSINO/DADOS DO ALUNO/REQUERIMENTO/ADICIONAR REQUERIMENTO, após o Requerimento aberto, o estudante passará por entrevista pela CSP, por isso é importante que fique atento ao e-mail, e o trancamento só é finalizado, após todos estes trâmites.
Regulamentação: Art. 65 Organização didática de 2016
ABONO, COMPENSAÇÃO E JUSTIFICATIVA DE FALTA:
De acordo com a OD do Superior, apenas algumas doenças concedem abono de faltas, nas demais são apenas justificativa de falta.
Como requerer: pelo SUAP/ENSINO/DADOS DO ALUNO/REQUERIMENTO/ADICIONAR REQUERIMENTO, inserir no Requerimento o atestado médico, como o CID da doença.
Existe também formulário de abono, compensação e justificativa de falta (inserir link com o formulário), que pode ser inserido no pedido.
Regulamentação: Art. 89 ao 91 Organização didática de 2016
Integrados
CRA - PERGUNTAS E RESPOSTAS
CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS OPTATIVAS (TÉCNICOS INTEGRADOS) – LIBRAS E ESPANHOL
1º SEMESTRE DE 2020
a) Como requerer o cancelamento de matrícula nas disciplinas optativas de Libras e/ou Espanhol? É necessário fazer um requerimento no SUAP, com o nome OUTROS, descrevendo qual disciplina quer cancelar, bem como o motivo.
b) Até que data posso requerer o cancelamento? Aceitaremos requerimentos até o dia 31 de agosto de 2020.
c) Esqueci de fazer o requerimento até a data informada, o que vai acontecer? Ficará com reprova na (s) optativa(s). Não serão aceitos requerimentos fora do prazo.
d) Quais documentos preciso anexar no requerimento?
- Requerimento impresso, assinado pelo responsável legal (pai, mãe ou tutor) e em formato PDF, disponível AQUI.
- RG ou da CNH, em formato PDF, do responsável legal que assinou a autorização. Lembramos que a assinatura do requerimento, e a do documento apresentado do responsável legal, devem ser idênticos.
e) Como acesso a área de requerimentos no Suap? Instruções, AQUI.
f) Qual o trâmite do requerimento? Depois de aberto, será aberto um processo no Suap, no qual terão ciência dos requerimentos os docentes de Libras e Espanhol e coordenadores dos cursos de Informática e Automação. Serão atendidos na ordem.
g) Já fiz o requerimento, em quanto tempo serei atendido? Requerimentos novos, em até 05 dias úteis, contando da data de abertura do requerimento. Os anteriores a 07/08/2020, estão sendo processados na ordem em que foram gerados.
h) Como fico sabendo das movimentações do requerimento e do processo? Pelo Suap e pelo e-mail cadastrado no ato da matrícula (o sistema envia avisos de movimentação no e-mail e, no Suap, fica na caixa de mensagens.
i) Ainda tenho dúvidas, como entro em contato com a CRA(Secretaria)? Nossos canais de atendimento são o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., o whatsapp institucional (11)98614-0661 e o chat (balão verde no canto direito do site slt.ifsp.edu.br)
- horário de atendimento das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira;
- prazo para resposta nos canais acima: 1 dia útil a partir do envio do questionamento.
Avaliação Substitutiva - Resultados: Técnico Informática Integrado | ||||||
Data da Avaliação | Prontuário | Bimestre | Componente Curricular | Data do requerimento | Coordenação de curso avisada em | Parecer |
16/08/2019 | 1741608 | 3º | Sociologia | 19/08/2019 | 20/082019 | Deferido |
30/08/2019 | 1840339 | 3º | Matemática | 03/09/2019 | 03/09/2019 | Deferido |
02/09/2019 |
1741128 |
3º |
Química |
03/09/2019 |
03/09/2019 |
Deferido |
30/08/2019 | 1841165 | 3º | Matemática | 02/09/2019 | 05/09/2019 | Deferido |
Artes | 02/09/2019 | 05/09/2019 | Deferido | |||
29/08/2019 | 1940104 | 3º | Artes | 05/09/2019 | 05/09/2019 |
Deferido |
04/09/2019 | 1940333 | 3º | MAE | 04/09/2019 | 04/09/2019 | Deferido |
05/09/2019 |
1940163 |
3º |
Filosofia |
10/09/2019 |
10/09/2019 |
Deferido |
10/09/2019 | 174111X | 3º | IGL | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740938 | 3º | MMR | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
MCE | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido | |||
17/09/2019 |
1740211 |
3º |
Programação |
17/09/2019 |
18/09/2019 |
Deferido |
Téc. Automação Integrado | ||||||
Data da Avaliação | Prontuário | Bimestre | Componente Curricular | Data do requerimento | Coordenação de curso avisada em | Parecer |
02/09/2019 | 194035X | 3º | GEO | 12/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
02/09/2019 | LPT | Deferido | ||||
04/09/2019 | 1940333 | 3º | MAE | 04/09/2019 | 04/09/2019 | Deferido |
10/09/2019 | 174111X | 3º | IGL | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740938 | 3º | MMR | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
MCE | 12/09/2019 | |||||
17/09/2019 | 1741268 | 3º | GEO | 17/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740954 | 3º | MMR | 18/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
17/09/2019 | GEO |
Téc. Automação Integrado | ||||||
Data da Avaliação | Prontuário | Bimestre | Componente Curricular | Data do requerimento | Coordenação de curso avisada em | Parecer |
02/09/2019 | 194035X | 3º | GEO | 12/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
02/09/2019 | LPT | Deferido | ||||
04/09/2019 | 1940333 | 3º | MAE | 04/09/2019 | 04/09/2019 | Deferido |
10/09/2019 | 174111X | 3º | IGL | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740938 | 3º | MMR | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
MCE | 12/09/2019 | |||||
17/09/2019 | 1741268 | 3º | GEO | 17/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740954 | 3º | MMR | 18/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
17/09/2019 | GEO | |||||
17/09/2019 | 1741349 | 3 | GEO | 20/092019 | 20/092019 | Deferido |
17/09/2019 | 1740172 | 3º | IGL | 19/09/2019 | 19/09/2019 | Deferido |
17/09/2019 | 1740172 | LPL | 19/09/2019 | 19/09/2019 | Deferido |
Avaliação Substitutiva - Resultados
Téc. Automação Integrado | ||||||
Data da Avaliação | Prontuário | Bimestre | Componente Curricular | Data do requerimento | Coordenação de curso avisada em | Parecer |
02/09/2019 | 194035X | 3º | GEO | 12/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
02/09/2019 | LPT | Deferido | ||||
04/09/2019 | 1940333 | 3º | MAE | 04/09/2019 | 04/09/2019 | Deferido |
10/09/2019 | 174111X | 3º | IGL | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740938 | 3º | MMR | 12/09/2019 | 12/09/2019 | Deferido |
MCE | 12/09/2019 | |||||
17/09/2019 | 1741268 | 3º | GEO | 17/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
12/09/2019 | 1740954 | 3º | MMR | 18/09/2019 | 18/09/2019 | Deferido |
17/09/2019 | GEO | |||||
17/09/2019 | 1741349 | 3 | GEO | 20/092019 | 20/092019 | Deferido |
17/09/2019 | 1740172 | 3º | IGL | 19/09/2019 | 19/09/2019 | Deferido |
17/09/2019 | 1740172 | LPL | 19/09/2019 | 19/09/2019 | Deferido | |
17/09/2019 | 1740415 | 3º | IGL | 23/09/2019 | 24/09/2019 | Deferido |
19/09/2019 | MMR | Deferido |
Concomitante/Subsequente
Aproveitamento de Estudos | |||||
Processo | Prontuário | Componente Curricular |
Data do requerimento |
Coordenação de curso avisada em |
Parecer |
TÉCNICO (Organização Didática Educação Básica - OD de 2018)
CANCELAMENTO DE DISCIPLINA: APENAS PARA DP; O CURSO É MODULAR
Como requerer (apenas para DP): pelo SUAP/ENSINO/DADOS DO ALUNO/REQUERIMENTO/ADICIONAR REQUERIMENTO
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA (art. 177):
A) Voluntário: É o ato formal pelo qual o estudante faz a opção pela interrupção temporária dos estudos, sem perda de vínculo com o IFSP, com duração máxima de um semestre. O trancamento não isenta o aluno da obrigação em fazer rematrícula para o próximo semestre letivo.
B) Compulsório: aquele em que o estudante necessite interromper os estudos nos casos listados no art. 178 da OD.
Como requerer: preencher requerimento na CRA e realizar entrevista na CSP.
Senha SUAP
Em caso de dúvidas de como fazer o primeiro acesso ao SUAP, ou como proceder para a troca de senha, consulte este tutorial.
Formulários/Tutoriais
Abaixo estão todos os formulários que podem ser utilizados para solicitações diversas. Toda e qualquer solicitação deve ser realizada via SUAP, na Aba Requerimento (tutorial abaixo), esta é uma importante ferramenta de comunicação oficial entre aluno e Instituição.
Dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios entrar entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
IFSP_Termo_de_autorizacao_email_2020
Regime de Exercicios domiciliares - RED
Regime__Especial_de_Dependência
Modelo de Formulário de Análise de Renda - Salto
Rematrícula em Disciplinas_Série_ Módulo
Abono, Compensação e Justificativa de Faltas
Formulário de matrícula específico - TÉCNICOS
Formulário de matrícula específico - SUPERIOR
Formulário de matrícula Ampla Concorrência - Técnicos
Carteirinha Estudantil
Documentos no SUAP
O próprio aluno consegue emitir diversos documentos no SUAP, como ATESTADO DE MATRÍCULA, HISTÓRICO ESCOLAR, e etc.
Siga o passo a passo do vídeo a seguir, para documentos diferentes dos disponíveis no SUAP, abrir Requerimento e mencionar detalhadamente o que precisa em seu documento.
Requerimentos SUAP
Para utilizar o recurso é muito simples:
1. Acesse o site suap.ifsp.edu.br e faça seu login
2. Clique em "Ensino" e depois, "Dados do aluno"
3. Clique na aba "Requerimentos" e depois clique no botão "Adicionar Requerimento"
4. Preencha o requerimento de acordo com a sua solicitação e depois basta salvá-lo e encaminhar.
Assim que recebermos o seu pedido será processado e entraremos em contato com uma resposta.
Ficou com dúvidas? Entre em contato através do Email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais