Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eliane

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 17h12 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 17h12 | Acessos: 471

“Em tempos de quarentena, com tantas mudanças de rotina que são impostas, deixo a vocês uma proposta para ampliar o olhar, a partir do documentário "Janela da alma".

Janela da alma - um documentário sobre o olhar

Professora Eliane Bacocina

"Eu nunca senti falta da visão, porque eu não sei como os outros enxergam". (Hermeto Pascoal).

"E se nós fôssemos todos cegos? (...) Mas nós somos todos cegos, cegos da razão, cegos da sensibilidade". (José Saramago).

Você já parou para imaginar como seria sua vida se não conseguisse enxergar? Como se sentiria? Como faria o caminho para casa? Que elementos e habilidades usaria para captar o que acontece? De que forma seria capaz de ver o mundo? Qual seria a janela que ligaria você ao mundo?


No documentário "Janela da alma" (2001), João Jardim e Walter Carvalho retratam, a partir de reflexões do neurologista Oliver Sacks, do escritor José Saramago e do poeta Manoel de Barros, as visões de mundo de filósofos, artistas e pessoas comuns, com diferentes graus de deficiência visual, dentre eles o fotógrafo esloveno Evgen Bavcar, o músico Hermeto Pascoal e a atriz Marieta Severo. Cada um dos dezenove entrevistados revela suas particularidades de percepção do mundo à sua volta, em situações cotidianas diversas. Cada depoimento leva o espectador a questionar: O que se enxerga quando não se pode ver? O que é a visão? O que é a cegueira? Quem pode ser considerado cego nos dias atuais? O jogo de imagens que compõe o vídeo também possibilita adentrar outras possibilidades de construção de pensamento.

É possível, além disso, refletir sobre os processos de inclusão sociais e educacionais. Existe uma receita pronta para atender as necessidades de cada indivíduo, de acordo com seus laudos e diagnósticos? Ou o caminho seria identificar por qual janela cada um enxerga o mundo que habita, permitindo-se sair de suas próprias limitações e preconceitos e respeitando os modos singulares que cada um encontra, dentro de suas possibilidades, de estar no mundo e construir a própria existência?
Mais que um documentário, com entrevistas a pessoas em diversas situações, pode-se dizer que o documentário é uma obra de arte, que permite um olhar profundo para dentro de nós mesmos.

Disponível no YouTube.
Link para acessar o vídeo com legendas em português: https://youtu.be/mIi4FTKRDkk

Eliane Ap. Bacocina

registrado em:
Fim do conteúdo da página