Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduações > Bacharelados > Ciência da Computação
Início do conteúdo da página

Ciência da Computação

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 16h44 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 10h58 | Acessos: 199

Apresentação

O Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação forma profissionais aptos a projetar e desenvolver sistemas computacionais para empresas dos mais diversos ramos de atuação. O egresso recebe sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que o capacita a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de computação e de sistemas embarcados, além de gerar conhecimento científico e inovação. Esse profissional possui visão global e interdisciplinar de sistemas e entende que essa visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes. É capaz de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação por saber que eles atingem direta ou indiretamente as pessoas e a sociedade. Está habilitado a criar soluções em equipe para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação. Reconhece que é fundamental a inovação e a criatividade e entende as perspectivas de negócio e oportunidades.
Já no lado humanístico, o egresso compreende a sociedade e como atuar nela de modo benéfico por ser capaz de avaliar as implicações sociais e individuais causadas pela tecnologia da informação. O profissional é capacitado a atuar eticamente e a honrar os preceitos legais. É desenvolvida no egresso a boa comunicação oral e escrita. Além disso, são propiciadas condições favoráveis para que o discente participe de atividades extracurriculares de pesquisa e extensão, como complemento à formação curricular.
O curso atende a legislação sobre cursos de computação estabelecida no parecer CNE/CES 136/2012 de 09 de março de 2012 e que foi homologado pela Resolução CNE/CES Nº 05 de 16 de novembro 2016.

 

Perfil do Profissional

O perfil do egresso está em conformidade com a legislação e com a visão da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O bacharel em Ciência da Computação constrói aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas computacionais, gera conhecimento científico e inovação. Planeja, supervisiona, elabora e coordena projetos e serviços. Possui visão global e interdisciplinar de sistemas computacionais. Age de forma reflexiva na construção de sistemas de computação com respeito às pessoas e à sociedade. Reconhece que são fundamentais a inovação e a criatividade e entende as perspectivas de negócios e oportunidades. Nos aspectos sociais, o egresso respeita os princípios éticos; projeta sistemas que visam a melhoria das condições de trabalho dos usuários, sem causar danos ao meio ambiente; facilita o acesso e a disseminação do conhecimento na área de computação e tem uma visão humanística crítica e consistente sobre o impacto da sua atuação profissional na sociedade.
Infraestrutura
O Câmpus Salto conta com salas de aula, laboratórios didáticos de programação, laboratório de redes, laboratório de eletrônica e laboratórios de sistemas digitais.


Identificação do Curso

Bacharelado em Ciência da Computação
Início de funcionamento do curso 1º Semestre/2019
Forma de Ingresso Sistema de Seleção Unificada (SISU)*
Forma de oferta Presencial
Turno Integral
Vagas Anuais 40
Nº de semestres 8
Carga Horária Mínima Obrigatória 3200
Carga Horária Optativa 190
Duração da Hora-aula 50 minutos
Duração do semestre 19 semanas

*Pode ocorrer processo de seleção simplificado para preencher vagas remanescentes por meio de edital específico. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa, ou por outra forma definida pelo IFSP, conforme a Organização Didática vigente.

 

Documentos

Estrutura Curricular

Projeto Pedagógico do Curso PPC Curso Bacharelado em Ciência da Computação

 

Informações Adicionais

Coordenador do curso: Prof. Dr. Luís Henrique Sacchi e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Fim do conteúdo da página