Engenharia de Controle e Automação - Campus Salto
Sobre o curso
O CURSO
Engenharia de Controle e Automação é um curso voltado ao projeto de máquinas automáticas e ao controle de processos industriais. Para isso, são utilizados elementos sensores, elementos atuadores, sistemas de controle, sistemas de supervisão e aquisição de dados, além de outros métodos que empregam recursos do âmbito da mecânica, eletricidade, eletrônica e computação.
O Engenheiro de Controle e Automação é o profissional capaz de projetar, desenvolver, gerenciar e dar manutenção a equipamentos e sistemas utilizados na automação dos processos produtivos das mais variadas naturezas. Também, o Engenheiro de Controle e Automação pode atuar nas áreas de desenvolvimento de produtos e processos, garantia de qualidade e gestão da produção, eletricidade e eletrônica industriais, inspeção de serviços industriais, controle de processos de fabricação, execução de projetos industriais, além de trabalhar com normas técnicas, manufatura, robótica entre outros tantos campos de atuação.
Ao longo de seu processo formativo, o Engenheiro de Controle e Automação desenvolve habilidades de um núcleo básico de conhecimento como cálculo, física, química e computação, passando por habilidades de um núcleo profissionalizante, até finalizar sua formação com a imersão no núcleo de conhecimentos específicos.
Em particular, o curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Salto do Instituto Federal de São Paulo apresenta como diferenciais sua metodologia baseada em projetos, cultura maker, manufatura, robótica, eletrônica industrial, acionamentos hidráulicos e pneumáticos e estudos avançados de controle.
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
• Nome: Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação Identificação do Curso
• Titulação: Engenheiro de Controle e Automação
• Abertura do curso: 1º semestre de 2019 (1ª turma)
• Tempo de conclusão: 5 anos (10 semestres)
• Número de vagas: 40 vagas por ano, sempre no primeiro semestre
• Período: Integral (aulas predominantemente pela manhã)
• Modalidade: Presencial
CARGA HORÁRIA
• Ingresso de 2019 à 2022
- 3616,7 horas: 3356,7 horas em disciplinas obrigatórias, 100 horas para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e 160 horas para o Estágio Curricular Supervisionado obrigatório.
• Ingresso a partir de 2023
- 3774,4 horas: 3514,4 horas em disciplinas obrigatórias, 100 horas para o Projeto Final de Curso (PFC) e 160 horas para o Estágio Curricular Supervisionado obrigatório.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Em caso de dúvida, entre em contato pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Curso
O coordenador de curso é responsável por executar atividades operacionais do curso, sobretudo as relacionadas ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. É quem gerencia o curso, trabalhando na coordenação do corpo docente visando atingir a melhor formação do corpo discentes (alunos), por meio do cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
Em termos práticos, o coordenador do curso é um professor do curso eleito pela comunidade acadêmica, para um mandato de dois anos, podendo ser reeleito por mais um mandato.
Atualmente, o coordenador do curso é o Prof. Dr. Fábio Lumertz Garcia. Para entrar em contato com o coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique aqui para visualizar os horários do coordenador de curso.
Abaixo, apresentam-se os planos de gestão e relatórios de gestão, correspondente a cada mandato de coordenador de curso.
• Gestão 2023-2025 - Prof. Dr. Fábio Lumertz Garcia
- Plano de Gestão
• Gestão 2021-2023 - Prof. Dr. Érico Pessoa Felix
- Plano de Gestão
- Relatório de Gestão
• Gestão 2019-2021 - Prof. Dr. Érico Pessoa Felix
- Plano de Gestão
- Relatório de Gestão
Como ingressar
- O INGRESSO REGULAR no curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSP-Salto é dado pelo processo SISU (Sistema de Seleção Unificada), via nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)
- Outra forma de ingressar no curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSP-Salto é via Processo Simplificado Para Vaga Remanescentes. Em caso de interesse, fique atento às publicações no site (https://slt.ifsp.edu.br/) ou peça informações sobre as datas desses editais pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Existem ainda outras formas menos representativas em números de ingresso no curso, como reopção de curso, transferência interna, transferência externa ou, ainda, por outra forma definida pelo IFSP, conforme a Organização Didática do Ensino Superior vigente. Para informações sobre transferência, reopção de curso interna ao IFSP escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PPC e Grade Curricular
Os principais documentos do curso são o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a grade curricular. Além desses, outros documentos relevantes podem ser disponibilizados no site do curso.
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é o documento ou instrumento descritivo responsável por concentrar a concepção do curso, os princípios das gestões pedagógica, acadêmica e administrativa. Ainda, devem constar no PPC os fundamentos educacionais de todas as ações a serem adotadas na condução do processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso. Entre outros componentes, o PPC deve definir o perfil do profissional egresso do curso, os objetivos gerais formativos, suas singularidades, sua estrutura curricular e condução, cargas horárias e critérios de integralização do curso.
A grade Curricular, por sua, vez, apresenta de forma resumida as componentes curriculares a serem cursadas ao longo dos períodos letivos.
• Ingresso até 2022
- Grade Curricular 2019, atualizada
• Ingresso a partir de 2023
- PPC 2023, reformulado- atualizado
- Grade Curricular 2023, reformulada-atualizada
• Equivalência entre componentes curriculares
- Tabela de equivalência entre o PPC antigo e o PPC novo de Engenharia
- Tabela de equivalência entre Engenharia e os demais cursos do IFSP Campus Salto
TCC
Para a conclusão do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFSP Campus Salto é obrigatória a realização, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Nesta página são oferecidos o regulamento sobre TCC, o Professor Supervisor de TCC e um quadro com os trabalhos de conclusão a serem apresentados no ano corrente com seus respectivos professores orientadores.
• Professor Supervisor de TCC: Prof. Dr. Fábio Lumertz Garcia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
• Anexos do Regulamento de TCC para edição
OBS 1: Para o curso de 2019 (ingresso até 2022) o nome dado é Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para o curso de 2022 (ingresso a partir de 2023) o nome é Projeto Final de Curso (PFC). Ambos possuem as mesmas naturezas, objetivos e obrigatoriedade.
OBS 2: Em caso de dúvidas, envio de materiais, agendamentos referentes a TCC, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Demais documentações relacionadas
• Portaria de nomeação do Professor Supervisor de TCC
• Ata da reunião de colegiado com a aprovação do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE 2024/02
Título do Trabalho | Membros Discentes | Prof. Orientador | Data da Apresentação | Banca Examinadora | Descrição |
Fragran - Sistema de Controle da Produção Customizável de perfumes |
- Caian Rossini Toaldo; - Fabio Rocha Leandro; - Gabriel Rossaka Quinalia. |
- Prof. Nilson Roberto Inocente Jr. |
06/12/2024 às 19h
|
- Prof. Nilson Roberto Inocente Jr. (presidente); - Prof. Mauro Sérgio Braga; - Prof. Érico Pessoa Felix. |
Desenvolvimento de máquina de produção de perfumes personalizados com uso de bombas peristáltica |
Desenvolvimento de um kit didático para integração da tecnologia IOLink na Educação Industrial |
- Erick Lucas da Conceição Mendes. |
- Prof. Nilson Roberto Inocente Jr.; - Prof. Érico Pessoa Felix |
06/12/2024 às 20h10
|
- Prof. Nilson Roberto Inocente Jr. (presidente); - Prof. Mauro Sérgio Braga; - Prof. Érico Pessoa Felix. |
Montagem de um kit didático para testes de sensores e Protocolo IO-Link |
SMARTWASHER: Sistema de Controle e Monitoramento IoT para uma máquina de lavar roupa |
- Eric Scorci Salvador; - Ramon Ribeiro; - Victor Alexander Lima Oliveira. |
- Prof. José William Rodrigues Pereira |
03/12/2024 às 20h10
|
- Prof. José William Rodrigues Pereira (Presidente); - Prof. Marcelo Baraldi; - Prof. Uesclei Costa Santos. |
Implementação de um sistema de controle para máquina de lavar roupas visando automatizar operações de lavagens e melhorar a experiência do usuário. |
Utilização de IoT para diagnóstico de conforto de ambientes residenciais |
- Gustavo Marques de Souza Oliveira; - Milena Yuka Kushihara; - Thiago Gamero. |
- Prof. Ary Franco Jr. - Profa. Jacqueline de Almeida Barbosa Franco |
04/12/2024 às 19h |
- Prof. Ary Franco Jr (Presidente); - Prof. Mauro Sérgio Braga; - Prof. José William Rodrigues Pereira; - Profa. Jacqueline Franco (coorientadora).
|
Mapear variáveis de sensores de temperatura, umidade e ruído, permitindo a classificação do ambiente, tendo como setpoint as condições climáticas externas e de sites previsão do tempo. |
Monitoramento meteorológico por radar para controle de tráfego ferroviário |
- Marco Antônio dos Santos. |
- Prof. Ary Franco Jr. | 04/12/2024 às 20h10 |
- Prof. Ary Franco Jr (Presidente); - Prof. Mauro Sérgio Braga; - Prof. José William Rodrigues Pereira. |
Utilização de imagens por DCEA para medição de condições atuais de chuvas (potencial de precipitação em mm/h) |
Sistema Supervisório de Equipamentos de Ar-Condicionado para Painéis Elétricos Industriais |
- Igor Soares Candiani; - João Victor Silva Faleiros. |
- Prof. Uesclei Costa Santos.; - Prof. Érico Pessoa Felix |
03/12/2024 às 19h |
- Prof. Uesclei Costa Santos (Presidente); - Prof. Mauro Sérgio Braga; - Prof. José William Rodrigues Pereira. |
Sistema que permite o monitoramento e controle de equipamentos de ar-condicionado para painéis elétricos em ambientes industriais. |
Estágio
A coordenadoria responsável pelos estágios no âmbito do IFSP é a Coordenadoria de Extensão (CEx). Por isso, sugere-se que o aluno acesse a página da CEX em https://slt.ifsp.edu.br/index.php/extensao e, em caso de dúvida, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Contudo, esta página tem por objetivo oferecer as princiapais informações acerca dos estágios realizados por aluos do curso de Engenharia de Controle e Automação.
Todo estágio realizado é obrigatório ou não-obrigatório. Para ingressantes até 2022, o Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado a partir da conclusão do 4º (quarto) semestre de sua grade curricular, ou a partir da integralização de 96 aulas semanais em disciplinas obrigatórias, o que representa um total de 1.520 horas. Para ingressantes a partir de 2023, o Estágio Curricular Supervisionado ("Estágio Obrigatório") poderá ser realizado a partir da conclusão do 4º (quarto) semestre de sua grade curricular, ou a partir da integralização de 104 aulas semanais em disciplinas obrigatórias, o que representa um total de 1.646,7 horas.O fluxo para realização de estágio é explicado pelo COMUNICADO N.º 8/2022 - DRG/SLT/IFSP, disponível abaixo para download.
Em caso de dúvida, acesse a página da coordenadoria de extensão (https://slt.ifsp.edu.br/index.php/extensao) ou envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Abaixo, os principais documentos relativos a estágio.
• Comunicado 08/2022 - Sobre o Fluxo para início de Estágio
• Modelo de Termo de Compromisso de Estágio para o Curso de Engenharia ("Contrato de Estágio)
• Modelo de Relatório de Atividades de Estágio - Engenharia
• Dicas de Estágio - Recado do Coordenador
• Plano de Atividades de estagio Segundo o PPC
• Portaria Normativa IFSP 70/2022, que aprova o Regulamento de Estágio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
APROVEITAMENTO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL COMO ESTÁGIO REGULAR OBRIGATÓRIO
Os alunos que já desempenham atividade profissional no campo da Engenharia de Controle e Automação, seja como autônomos ou como funcionários contratados, têm o direito de solicitar o aproveitamento de sua atividade profissional em substituição da exigência do estágio curricular supervisionado (estágio obrigatório).
Esse procedimento é previsto no Projeto Pedagógico do Curso e suas orientações são disponibilizadas a seguir
- Aproveitamento de Atividade Profissional como Estágio Obrigatório - Instruções
Para realizar esta solicitação, o aluno deverá apresentar à Coordenadoria de Extensão (CEx) os documentos abaixo devidamente preenchidos e assinados:
- Modelo de Relatório de Dispensa de Aproveitamento de Atividade Profissional;
- Modelo de Declaração de Proprietário para Aproveitamento de Atividade Profissional;
- Requerimento de Dispensa de Estágio Curricular Supervisionado.
Colegiado
O colegiado de curso é um órgão de função propositiva, consultiva e deliberativa no âmbito de cada curso de graduação para assuntos de política de ensino, pesquisa e extensão, em
conformidade com as políticas e diretrizes da instituição. De uma forma mais sucinta, o colegiado de curso é o órgão deliberativo máximo no tocante ao curso de graduação. O colegiado de curso é composto por docentes, discentes e técnicos-administrativos, eleitos por seus pares para um mandato de dois anos.
Atualmente, o colegiado do curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do Campus Salto é constituído por:
- Fábio Lumertz Garcia (Presidente e Representante Docente);
- Ary Franco Júnior (Representante Docente);
- Carlos Henrique Menezes Garcia (Representante Docente);
- Érico Pessoa Felix (Representante Docente);
- Giácomo Augusto Bonetto (Representante Docente);
- Kennedy José Guimarães (Representante Discente);
- Nilson Roberto Inocente Júnior (Representante Docente);
- Solange Feliciano Penteado Costa (Representante Técnico-Administrativo).
Abaixo, encontram-se as principais documentações acerca do Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Salto do IFSP.
• ATAS DAS REUNIÕES DE COLEGIADO
NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é órgão atuante no processo de concepção, consultivo e de assessoramento de cada curso de graduação do IFSP. O NDE é constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Igualmente, o NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso atuantes na produção de conhecimento no âmbito acadêmico, no desenvolvimento do ensino e em atividades essenciais ao desenvolvimento do PPC.
Atualmente, o Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação do Campus Salto é constituído por:
- Fábio Lumertz Garcia (Presidente);
- Ary Franco Junior (Membro Titular);
- Ed Alencar Dias da Silva (Membro Titular);
- Érico Pessoa Felix (Membro Titular);
- Fabiola Tocchini de Figueiredo Kokumai (Membro Titular);
- Giacomo Augusto Bonetto (Membro Titular);
- José William Rodrigues Pereira (Membro Titular);
- Mauro Sergio Braga (Membro Titular);
- Nilson Roberto Inocente Júnior (Membro Titular);
- Reinaldo Batista Leite (Membro Titular);
- Rildo de Oliveira Tenorio (Membro Titular);
- Uesclei Costa Santos (Membro Titular).
Abaixo, encontram-se as principais documentações acerca do NDE do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Salto do IFSP.
• RESOLUÇÃO NORMATIVA IFSP N.º 01/2022, DE 08 DE MARÇO DE 2022
Laboratórios
O curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação é um curso de grande viés prático.
Por isso, considerável parcela da carga horária do curso é desenvolvida por meio de aulas práticas, aulas estas que são, em sua maioria, lecionadas nos Laboratórios Didáticos do Bloco B do Campus, onde fica o coração do curso.
Abaixo, são apresentados os Laboratórios Didáticos existentes no Bloco B do Campus.
Também nesta página, são disponibilizadas as principais documentações referentes aos laboratórios, como as normas para uso dos Laboratórios Didáticos do Campus, Plano de Manutenção para os Equipamentos dos Equipamentos e Mapas de Riscos.
Normas para uso dos Laboratórios Didáticos do IFSP Campus Salto – Instrução Normativa
Plano de Manutenção para os Equipamentos dos Laboratórios do Bloco B
Mapa de Risco Laboratórios do Bloco B
• LABORATÓRIO DE CAD/CAM (B100)
- Mapa de Risco do Laboratório de CAD/CAM
O Laboratório de CAD/CAM é um espaço destinado ao ensino e à prática de projetos assistidos por computador e fabricação assistida por computador. O laboratório é equipado com softwares especializados de CAD (Computer Aided Design) e CAM (Computer Aided Manufacturing).
O objetivo do laboratório é capacitar os alunos a criar modelos digitais de objetos em 2D e 3D a fim de os produzir fisicamente, usando máquinas CNC (Computer Numerical Control) e impressoras 3D.
Abaixo, a visão do laboratório B100.
• LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO E MANUTENÇÃO MECÂNICA (B101)
- Mapa de Risco do Laboratório de Fabricação e Manutenção Mecânica
O Laboratório de Fabricação e manutenção Mecânica é um espaço onde os estudantes de podem aprender habilidades práticas e técnicas relacionadas à produção de peças e componentes mecânicos. O laboratório de Fabricação Mecânica é equipado com uma ampla gama de máquinas e equipamentos de alta precisão, permitindo que os alunos tenham acesso a tecnologias de produção como tornos, fresadoras, máquinas de solda, máquinas CNC e medidores e instrumentos de medição.
Abaixo, a visão do laboratório B101.
• LABORATÓRIO DE PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA (B101-A)
- Mapa de Risco do Laboratório de Pneumática e Hidráulica
O laboratório didático de pneumática e hidráulica é um espaço dedicado ao estudo e prática dos princípios da hidráulica e pneumática, utilizando fluidos como óleo e ar comprimido. Esse tipo de laboratório é fundamental para o ensino, permitindo que os estudantes aprendam na prática, os conceitos teóricos apresentados em sala de aula.
O laboratório é equipado com uma variedade de equipamentos e sistemas de controle que permitem aos alunos realizar experimentos práticos para compreender melhor como os fluidos são utilizados para produzir força, movimento e controle em sistemas mecânicos e automação industrial. Entre os equipamentos e componentes estão válvulas, cilindros pneumáticos e hidráulicos, bombas e motores hidráulicos e instrumentos de medição: o laboratório tem instrumentos de medição para que os alunos possam realizar medições precisas durante os experimentos, tais como manômetros, termômetros e medidores de vazão.
Abaixo, a visão do laboratório B101-A.
• LABORATÓRIO DE ENSINO DE PROTOTIPAGEM DIGITAL – LABIFMAKER (B104)
- Mapa de Risco do Laboratório IFMaker
Também conhecido como IFMaker, o Laboratório de Ensino de Matemática funciona em conjunto com o Laboratório de Prototipagem Digital e é um espaço destinado à prototipagem rápida de peças e produtos, utilizando tecnologias de fabricação aditiva, como impressoras 3D, máquinas de corte a laser e fresadoras CNC.
O IFMaker também pode ser utilizado em atividades de ensino, onde os alunos podem aprender conceitos de desenho técnico, modelagem 3D e fabricação de peças, desenvolvendo projetos em equipe e aplicando os conhecimentos teóricos de forma prática. O laboratório pode ser equipado com diversos tipos de impressoras 3D, desde modelos básicos de baixo custo até modelos mais avançados com capacidade de imprimir em materiais mais resistentes e complexos.
O laboratório também é empregado para o ensino de matemática, sendo um espaço destinado à promoção do ensino e da aprendizagem de matemática, utilizando recursos didáticos inovadores e tecnológicos. O espaço pode ser equipado com computadores, ferramentas manuais e materiais didáticos, tais como jogos e atividades que permitem a exploração de conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa. As impressoras 3D e as máquinas de corte a laser podem ser utilizadas no laboratório de matemática para a produção de modelos e materiais didáticos que permitam a visualização e manipulação de figuras geométricas, como cubos, prismas e poliedros, além de objetos como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e outras atividades que promovam o raciocínio lógico e a criatividade.
Abaixo, a visão do laboratório B104.
• LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS - LABORATÓRIO DE FÍSICA E QUÍMICA (B105)
- Mapa de Risco do Laboratório de Ciências
Um laboratório de ciências é um espaço especialmente projetado e equipado para atividades experimentais nas áreas de física, química e biologia. Ele é utilizado para ensino e pesquisa e deve atender a normas e regulamentos de segurança, visando garantir a integridade física dos usuários e evitar danos ao meio ambiente. O Laboratório de Ciências, conta com equipamentos como balanças, tubos de ensaio, provetas, béqueres, pipetas, equipamentos para medição de pH, condutividade, pressão, temperatura, entre outros. O ambiente possui bancadas e mesas de trabalho, além de armários e prateleiras para armazenamento dos equipamentos, reagentes, amostras e materiais.
Na área de física, o laboratório pode contar com equipamentos para experimentos relacionados a movimento, força, energia, calor, luz e som.
Na área de química, o laboratório é utilizado para experimentos relacionados a reações químicas, propriedades dos elementos e compostos químicos, entre outros.
Na área de biologia, o laboratório é utilizado para estudos sobre organismos vivos, incluindo células, tecidos, órgãos e sistemas.
Abaixo, a visão do laboratório B105.
• LABORATÓRIO DE HARDWARE (B106)
- Mapa de Risco do Laboratório de Hardware
O Laboratório de Hardware é um espaço de aprendizado e desenvolvimento que tem como objetivo ensinar aos alunos sobre os componentes físicos de um computador e como eles funcionam juntos para criar um sistema funcional. Este laboratório é equipado com diversas ferramentas e equipamentos necessários para a montagem e manutenção de computadores e outros dispositivos eletrônicos.
O Laboratório de Hardware é primordialmente um laboratório de informática que conta com 20 computadores. Esse laboratório também é utilizado eventualmente para programação de microcontroladores, porém esses equipamentos não ficam neste laboratório sendo deslocados para este usando necessário.
Abaixo, a visão do laboratório B106.
• LABORATÓRIO DE CONTROLE DE PROCESSOS (B107)
- Mapa de Risco do Laboratório de Controle de Processos
O Laboratório de Controle de Processos é um espaço físico e técnico destinado à análise e monitoramento de processos industriais. Nesse ambiente, são realizados experimentos, testes e análises de processos, a fim de identificar possíveis falhas, otimizar a produção, garantir a qualidade do produto final e reduzir custos.
Laboratório de Controle de Processos é equipado com instrumentos de medição e análise de dados, tais como termômetros, medidores de pressão, medidores de vazão, espectrômetros, cromatógrafos, entre outros. Além disso, o espaço também conta com computadores e softwares de controle e automação, como CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) e sistemas SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition).
O Laboratório de Controle de Processos também conta com uma planta de processos industriais, que tem como intuito mostrar na prática como é utilizada uma planta de processos composta por diversos equipamentos industriais trabalhando paralelamente, assim como o ensinar os alunos a compreender e utilizar o software necessário para operar os equipamentos.
Abaixo, a visão do laboratório B107.
• LABORATÓRIO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO (B108)
- Mapa de Risco do Laboratório de Linguagem e Comunicação
O Laboratório de Linguagem e Comunicação é um ambiente de aprendizagem que permite aos alunos desenvolver habilidades em áreas como leitura, escrita, expressão oral, compreensão de textos e comunicação em geral. Este laboratório geralmente conta com recursos tecnológicos, como computadores, softwares de edição de texto e imagem, projetores, headsets, câmeras e gravadores de voz, além de uma biblioteca com acervo variado.
O espaço físico pode ser organizado em estações de trabalho individuais ou em grupos, permitindo que os alunos tenham acesso aos recursos tecnológicos e livros de referência.
Abaixo, a visão do laboratório B108.
• LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA (B109)
- Mapa de Risco do Laboratório de Eletrônica
O Laboratório de Eletrônica é um espaço dedicado à realização de experimentos, análises e testes de equipamentos eletrônicos, como circuitos integrados, dispositivos semicondutores, amplificadores, fontes de alimentação, entre outros. O objetivo principal do laboratório é proporcionar aos alunos e pesquisadores a oportunidade de aprender, experimentar e aplicar os princípios teóricos da eletrônica.
O laboratório de eletrônica é equipado com diversos equipamentos, como fontes de alimentação reguladas, geradores de funções, osciloscópios digitais, multímetros, analisadores de espectro, entre outros dispositivos de medição e teste. Além disso, o laboratório conta com uma ampla gama de componentes eletrônicos, como resistores, capacitores, diodos, transistores e circuitos integrados, para que os alunos possam construir circuitos e realizar testes práticos.
O espaço é projetado para ser seguro, com isolamento elétrico adequado e proteções para prevenir curtos-circuitos e sobrecargas. Os equipamentos são calibrados regularmente para garantir a precisão das medições e minimizar os erros de teste.
Abaixo, a visão do laboratório B109.
• LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE E ENERGIAS RENOVÁVEIS (B111)
- Mapa de Risco do Laboratório de Eletricidade e Energias Renováveis
O Laboratório de Eletricidade e Energias Renováveis é um espaço destinado a experimentos e práticas relacionadas à geração, distribuição e uso da eletricidade, além de abranger estudos sobre fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hidráulica.
Esse laboratório é equipado com instrumentos de medição de grandezas elétricas, como voltímetros, amperímetros, multímetros, fontes de alimentação e osciloscópios. Também é necessário ter equipamentos para realização de experimentos com motores elétricos, geradores e transformadores.
Os experimentos e práticas realizados no laboratório de Eletricidade e Energias Renováveis podem incluir estudos de circuitos elétricos, análise de sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, desenvolvimento de projetos de sistemas fotovoltaicos, análise de dados de medição de energia, entre outros.
Abaixo, a visão do laboratório B111.
Horários
Horários do curso por semestre
Horários dos docentes do curso
Horários e ocupações dos laboratórios e salas de aula
Horários do coordenador de curso
SWE
Society of Women Engineers (SWE) – IFSP
Agora o Instituto Federal de São Paulo, Campus Salto, possui uma filial universitária da Society of Women Engineers (SWE).
Você sabe o que é a SWE?
A Society of Women Engineers é a maior sociedade de mulheres engenheiras do mundo que desenvolve diversas atividades em diferentes países com o objetivo de impactar a formação de futuras líderes para com o mercado de trabalho.
A missão da SWE é capacitar as mulheres para que alcancem todo o seu potencial em carreiras como engenheiras e líderes, além de expandir a imagem das profissões em STEM como uma força positiva na melhoria da qualidade de vida e demonstrar o valor da diversidade e inclusão.
Sobre SWE Instituto Federal de São Paulo, Campus Salto
A filial da SWE no Instituto Federal de São Paulo, Campus Salto, tem como objetivo ser uma extensão do projeto “Meninas nas Exatas”, com um enfoque maior nas mulheres que estão cursando o ensino superior. Nossa missão é proporcionar momentos valiosos de networking, desenvolvimento pessoal e acadêmico, oferecendo visitas técnicas, participações em eventos da SWE Brasil e oportunidades de liderança. Através dessas atividades, buscamos fortalecer a comunidade feminina na engenharia e tecnologia, promovendo um ambiente inclusivo e inspirador para o crescimento e sucesso de nossos membros.
Como posso participar?
Para participar da nossa filial, todos os estudantes estão convidados a se juntar a nós. Basta preencher o formulário disponibilizado abaixo, que entraremos em contato. Caso queiram se tornar membros da SWE e receber notícias exclusivas, existe a possibilidade de se tornarem membros de forma gratuita através do programa “Friends of SWE”. O cadastro pode ser realizado através do link: https://swe.org/membership/friend-access/
Formulário de inscrição para participar da filial: https://forms.gle/ZufWnwAX1jbAVmJJ8
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: swe_ifspsalto
Website: https://sites.swe.org/ifspsalto
Atuais Cargos:
Orientador(a): Fabíola Tocchini de Figueiredo Kokumai e Jacqueline de Almeida Barbosa Franco
Líder: Julia Marino Buso
Vice- Líder: Laryssa Maria Carvalho dos Santos
Premiações do Workshop da SWE 2024:
1° Lugar SWE Challenge: Bruna Vitoria Chagas Carneiro
1° Lugar SWE Challenge: Maria Clara Bonfatti Farias
SWEnfluencer e SWE Reconhece - Revelação: Julia Marino Buso
Abertura da filial - Fevereiro de 2024
Primeira participação da filial no Workshop SWE Brasil 2024, de forma presencial
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