Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado pelo IFSP elabora e analisa projetos e coordena equipes de produção de software. Documenta, desenvolve, testa, implanta e mantém sistemas de informação, a partir da escolha das tecnologias mais apropriadas para cada situação. Avalia, seleciona, específica e utiliza metodologias, tecnologias e ferramentas da engenharia de software, linguagens de programação e bancos de dados considerando a necessidade de garantir uma formação profissional tecnológica e assim contribuindo para o fortalecimento e crescimento dos arranjos produtivos, sejam eles locais, regionais e ou nacionais. Aplica conceitos e princípios de desenvolvimento de software que incluam atributos de qualidade relacionados à funcionalidade, manutenibilidade, portabilidade, usabilidade, confiabilidade, eficiência, segurança e compatibilidade. Conhece componentes de hardware e sistemas operacionais e identifica o modo como esses componentes afetam o desenvolvimento de software. Conhece e utiliza infraestrutura tecnológica de rede a fim de projetar, implementar e implantar sistemas de software e está apto a reconhecer novas técnicas e equipamentos em sua área de atuação. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Conhece aspectos éticos, morais e legais de sua área de atuação. Atua como empreendedor de modo crítico e proativo para desenvolver e propor soluções informatizadas, com responsabilidade social e ambiental.
Coordenação de curso
Dados da coordenação
Práticas Profissionais Supervisionadas (PPS)
PRÁTICAS PROFISSIONAIS SUPERVISIONADAS (PPS)
O curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas prevê em sua organização curricular as atividades de Práticas Profissionais Supervisionadas (PPS) que se fundamentam no princípio norteador do respeito e valorização das múltiplas concepções pedagógicas para o exercício da cidadania e aprimoramento da qualificação para o trabalho. Orientada pelo trabalho como princípio educativo e pela pesquisa como princípio pedagógico, a aplicação de conhecimentos e descobertas fortalece a sistematização e organização da vida profissional em instrumentos que amplificam a trajetória profissional discente.
REGULAMENTO PARA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS SUPERVISIONADAS (PPS)
Propostas das PPS para o início no primeiro semestre de 2025
Redes Sociais