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Pós Graduação Lato-sensu em Educação Matemática: Crítica e Sociedade

O curso de Especialização em Educação Matemática: Crítica e Sociedade tem o objetivo de formar um profissional crítico, reflexivo, autônomo e apto para desenvolver seu trabalho nos contextos sócio-históricos contemporâneos da Educação Básica e da Educação Superior, atendendo, assim, à demanda de formação de profissionais em educação.

O curso destina-se aos graduados em qualquer área do conhecimento que ensinem matemática e que desejem desenvolver a criticidade sobre aspectos da sociedade relacionados à matemática e a aplicação das ferramentas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para a reflexão sobre as práticas profissionais, pessoais e sociais.

O especialista em Educação Matemática está habilitado a exercer a docência na Educação Superior. Conduz propostas que abordam temas transversais no processo educacional, promovendo o respeito às diferenças em suas múltiplas dimensões, e que contribuem para a interlocução entre a escola e a comunidade. Seleciona, desenvolve e avalia situações e materiais didáticos, considerando os conteúdos específicos, pedagógicos, as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, as possibilidades interdisciplinares e as diretrizes curriculares nacionais e outras determinações legais. Percebe a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão no qual novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente, problemas são identificados, formulados e resolvidos. Orientado pela visão de que o conhecimento matemático, fundamental ao exercício da cidadania, pode e deve ser acessível a todos, e ciente do importante papel a cumprir na superação de preconceitos cristalizados no ensino-aprendizagem-avaliação da disciplina, o egresso é capaz de criar oportunidades pedagógicas que propiciem o desenvolvimento da autonomia do educando quanto à resolução de problemas, tomadas de decisão, trabalho em equipe e comunicação. Possui uma postura investigativa que contribui para a elaboração de reflexões sobre a própria prática e para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, colaborando para a construção de conhecimento sobre questões de seu campo de atuação em um processo constante de formação continuada, disposição que lhe permite atuar profissionalmente com relevância e prosseguir com seus estudos em cursos de mestrado e doutorado.

Área de atuação

  • Docência na escola básica se licenciado;
  • Docência no ensino superior;
  • Todas as áreas relacionadas à Educação.
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