DEFESA DE TCC DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMAS TRANSVERSAIS

Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 13h33 | Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 13h38 | Acessos: 393

Nome do aluno: Daniel Morais Carlos (SL1860062)

Título: O Lugar da Filosofia no Ensino Fundamental

Resumo: O presente trabalho busca entender os contextos e limites que a filosofia apresenta na atualidade, em especial para formação das crianças. O texto trata, através de pesquisa bibliográfica, da formação e identidade da filosofia da UNESCO. Da relação da filosofia com a democracia e os sistemas educacionais. Do espaço da filosofia no Brasil e no mundo. Do direito à filosofia e sua relação com a infância. Dos problemas, desafios e práticas recomendadas de filosofia para crianças. Da realidade da sala de aula e a dificuldade de produzir filosofia na escola. O trabalho apresenta os conceitos de ‘educação menor’ e ‘educação maior’ do professor Silvio Gallo, e considera que o espaço de ‘educação menor’ é o espaço que a filosofia pode se manifestar no currículo formal.

Data de defesa, com horário e local: dia 25/01/2021, a partir de 19:30 hs no Google Meet

Banca (orientador e demais componentes): Leonardo Borges da Cruz (orientador), Mauricio Bronzatto, Marcos Alexandre Capellari, Almerinda Fadini Barbosa (suplente)